Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência chega à sua 13ª edição com debate temático

Publicada em 14/07/2021 às 18:39

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) de Jundiaí deu início, na manhã desta quarta-feira (14), à programação da 13ª edição de sua Conferência, realizada a cada dois anos. O evento foi transmitido ao vivo, em uma edição especial do Painel Jundiaí da TVTEC, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O encontro on-line contou com a palestra “Conselho de direitos como instrumento de transformação social”, com a participação especial de Paulo Ferronato, que é militante da causa e presidente do Conselho Municipal em Xanxerê, Santa Catarina. A abertura do encontro contou ainda com uma apresentação de coreografia inclusiva de Camila Rosolen, que é atleta do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) da Prefeitura.

“A Conferência possui um tempo determinado para que seus participantes possam debater e propor melhorias, mas seu legado e seus frutos perduram por muitos anos. Eu desejo que nesta Conferência vocês possam tornar ainda mais efetivas as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência no Município, reiterando a importância que lideranças comprometidas têm tido em construir uma Jundiaí cada vez melhor”, reiterou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A conferência foi transmitida ao vivo, em uma edição especial do Painel Jundiaí da TVTEC

Gustavo Maryssael de Campos, gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), à qual o CMDPCD é vinculado, reforçou a disponibilidade da Prefeitura para o diálogo sobre o tema. “Jundiaí conta com 32 conselhos, que tratam de diferentes temas, mas todos com grande importância, enquanto ferramentas potentes de interação entre a sociedade e o poder público. Trata-se da construção de pontes, da criação de condições de políticas inclusivas, revelando o interesse e sensibilidade do governo para o assunto. Exemplos disso são a criação de uma assessoria para tratar do tema e a garantia da tradução em Libras em transmissões com esta”.

A presidente do CMDPCD, Ivanilde Oliveira de Jesus, fez um balanço dos 27 anos do Conselho. “O Conselho tem visto, felizmente, tanto o crescimento na conscientização da população como o aumento da disponibilidade para diálogo por parte do Executivo e do Legislativo. Estas são as nossas maiores conquistas. De acordo com o último censo nacional, de mais de uma década atrás, quase 25% da população brasileira é composta por pessoas com deficiência. Ou seja, uma em cada quatro pessoas possui uma deficiência. Queremos que elas deixem de ser invisíveis e, quando notadas, sejam vistas enquanto pessoas não por suas deficiências”.

O assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência da UGCC, Marco Antonio dos Santos, reiterou a experiência exitosa de Jundiaí. “Entre os 645 municípios paulistas, somente 150 possuem um Conselho para pessoas com deficiências. Já durante a pandemia, somente 40 conseguiram manter suas atividades. Diante das dificuldades, Jundiaí foi capaz de se reinventar e criar condições para que os trabalhos pudessem ter continuidade”.

Gustavo Maryssael: “interesse e sensibilidade do governo para o assunto”

Paulo Ferronato reforçou a importância da participação para a garantia de direitos. “Foram a mobilização e a organização das pessoas com deficiência que, a partir da década de 1980, garantiram não só a criação de leis específicas para o tema como, através da cobrança, permitiram que as leis virassem direitos efetivos. As políticas devem garantir equidade entre as pessoas, deixando para trás a invisibilidade e a marginalização que muitas pessoas com deficiência ainda enfrentam como realidade”.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Faouaz Taha, também reiterou a disponibilidade do Legislativo para a discussão das pautas e a importância da participação de pessoas com deficiência no debate sobre o tema inclusivo.

Mais Conferência
A programação da 13ª Conferência segue nesta quinta-feira (15), a partir das 14h, com a eleição on-line dos novos representantes da sociedade civil do CMDPCD.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/14/conferencia-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-chega-a-sua-13a-edicao-com-debate-tematico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original