Workshop estimula exportação de empresas jundiaienses

Publicada em 15/07/2021 às 16:40

Com o tema Conhecimento de Mercado, o Conselho Municipal de Relações Internacionais (CMRI), da Prefeitura de Jundiaí,  promoveu nesta quinta-feira o 1º Workshop para Iniciantes na Exportação. O evento contou com a participação de empresários, técnicos e membros do conselho e do poder público.

“O workshop foi extremamente importante, porque abriu novos horizontes e desmistificou tudo que eu pensava sobre exportação. Foi uma experiência enriquecedora que vai me incentivar a não parar por aqui, darei continuidade neste segmento. A gente ainda não exporta e pretendemos agora dar início a isso, depois deste primeiro contato com a exportação”, explicou Raquel Araújo Camargo, proprietária da Vita Coco, uma fábrica de coco ralado fresco congelado, abacaxi em cubos congelado, coco desidratado e chantilly

Durante o workshop, foram apresentadas pelos técnicos extensionistas do PEIEX duas ferramentas gratuitas, a Global Trade (https://globaltradehelpdesk.org/pt) e a ferramenta do portal da Apex Brasil (https://portal.apexbrasil.com.br/mapa-de-oportunidades/) para identificar o melhor mercado internacional para o produto a ser exportado.

Encontro remoto reuniu interessados em exportação e técnicos no setor

“A importância destas ferramentas é que, além de gratuitas, elas ajudam a desmistificar o mito de que mercados bons são apenas Estados Unidos e China, há diversos acordos entre Brasil e Mercosul, Brasil e México que podem ser explorados como novos mercados”, explica a assessora de cooperação internacional, Lígia Contursi.

No evento, o empresário Paulo Brunholi, da Cachaça Wish Maria, contou como foi sua experiência até encontrar o mercado externo certo para seu produto. “Ter informações, estudar o mercado, ter parceiros é imprescindível para ter segurança e sucesso no comercio exterior”.

O gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, destacou a importância do fomento da exportação para a retomada da economia. “Todo e qualquer apoio é sempre muito bem-vindo para estimular a retomada da economia. Vivemos um momento importante de retomada da economia e é importante que os empresários tenham contato com profissionais ligados diretamente ao mundo da exportação, com capacidade para atuarem como interlocutores e estimularem seus canais de exportação”, explica.

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, destacou o portal Jundiaí Empreendedora e os cursos disponibilizados pelo Sebrae voltados para pequenas e médias empresas que tem interesse em exportar.

“Além de atuar para aumentar a empregabilidade, o empreendedorismo, os negócios e o comércio, temos trabalhado intensamente para fomentar a exportação. Nesta época de pandemia faz-se necessário buscar novas oportunidades de negócios para as empresas jundiaienses”, ressalta o gestor. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/15/workshop-estimula-exportacao-de-empresas-jundiaienses/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original