Semana do Bebê e do Aleitamento Materno traz programação interativa e de incentivo

Publicada em 16/07/2021 às 10:46

Entre os dias 01 e 07 de agosto será realizada mais uma edição da Semana do Bebê e da Semana do Aleitamento Materno de Jundiaí (#SMAMJUNDIAI2021) com atividades on-line e com as participações de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura. Além de abordar o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” de modo intersetorial, a proposta do evento será a de incentivar o aleitamento materno, por meio de depoimentos e palestras com especialistas no tema.

A programação se concentrará em como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo. O tema está alinhado com a área temática 2 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que destaca os vínculos entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres, crianças e nações. Os objetivos da Semana são informar sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular-se com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

O evento inaugural será no dia 02 de agosto (segunda-feira), às 10h, com a abertura da Semana do Bebê, organizado pelo Comitê Gestor Regional do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI), com as participações especiais do Nenê do Zap e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A abertura será transmitida nos canais do YouTube e do Facebook do Comitê Regional Primeiríssima Infância (SPPI).

Mulher amamenta bebê, sentada em banco de madeira sob pergolado com folhagens
“Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” é o tema deste ano

Na terça-feira (03), às 8h e às 13h, será realizada uma formação para médicos pediatras da rede sobre Saúde da criança e adolescente e atualizações sobre o manejo em aleitamento materno, com Marcela Bionti, coordenadora do Banco de Leite de Jundiaí; e sobre Amamentação natural e respiração nasal, a importância no desenvolvimento do campo craniofacial com, com a drª. Vanessa Tedesco, cirurgiã-dentista da Atenção Básica da rede municipal e também Tenente Ortodontista – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro.

Já na quarta-feira (04), às 9h30, a Prefeitura de Jundiaí realiza a live com o tema “Amamentação é proteção. O evento será transmitido pelas redes sociais da TVTEC e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Para esse encontro estão previstas as participações: do prefeito Luiz Fernando Machado, que irá compartilhar as iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças para a amamentação; a pediatra Márcia Borges, que irá abordar a amamentação e a imunização contra a Covid-19; a educadora Ana Tereza Gavião, que irá tratar da importância da família e da rede de apoio; a médica e articuladora do SP pela Primeiríssima Infância Gerusa Moura; a supervisora escolar Fabiana Bolsari, que vai abordar a importância da continuidade do aleitamento exclusivo após o ingresso da criança em creche; e a mãe e escritora Gabrielle Gimenez, autora do livro “Leite Fraco?”.

O tema da Semana está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A programação segue no dia 13 de agosto, com o Seminário Proteger a Amamentação, que será realizado pela plataforma Zoom, das 9h às 14h. Além de profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o evento é voltado aos demais profissionais do Comitê ampliado da Primeira Infância da Prefeitura. Os interessados podem se inscrever até as 8h do dia do evento por meio de formulário on-line.

Participam do Seminário: Rosana Divitiits, da Rede Internacional em Defesa dos Direitos de Amamentar (IBFAN), que irá falar da proteção e potencialização do Aleitamento; Marcela Bionti, do Banco de Leite, para falar da importância do aleitamento materno exclusivo; a medida Stela Tavolieri de Oliveira, professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), para tratar de pesquisas científicas sobre o tema; além de apresentação cultural de Baby Fusion e de uma roda de depoimentos de pedagogas, enfermeiras e psicólogos.

Mais atividades
Ao longo da programação estão previstas atividades virtuais e interativas pela série “Pílulas de Tetê”. O conteúdo será compartilhado nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, por meio das hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021.

Estão previstas atividades de Yoga e de consciência corporal e de respiração com Ana Pasqual; relatos de usuárias; informações sobre aleitamento e cuidados afetivos com os bebês; além de apresentações artísticas pela UGC. Serão também transmitidos vídeos institucionais nas redes de televisões dos equipamentos públicos municipais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/16/semana-do-bebe-e-do-aleitamento-materno-traz-programacao-interativa-e-de-incentivo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original