Alunos aprendem sobre fotossíntese e a base da cadeia alimentar na natureza

Publicada em 18/07/2021 às 09:00

Com lupa nas mãos, olhos atentos, curiosidade e conhecimento na ponta da língua, os alunos dos quartos anos da EMEB José Romeiro Pereira exploraram e pesquisaram a praça na região da escola, da Vila Arens, para encontrar, diretamente na natureza, os produtores, consumidores e decompositores da cadeia alimentar.

A professora Patrícia Montelo explicou que inicialmente os alunos estudaram e fizeram pesquisas sobre a cadeia alimentar. “Fizemos experiências durante as aulas sobre os decompositores, por exemplo, e, na natureza, eles participam de um fechamento para que possam entender ainda mais sobre fotossíntese, reprodutores e a cadeia alimentar”, contou.

Aula de desemparedamento em espaço público e em contato com a natureza abordou a fotossíntese

Atento às explicações sobre a árvore, que é uma produtora, o jovem Henrique Delgado Araújo de Castro Azevedo, 9 anos, fez perguntas e ajudou explicando sobre o processo da fotossíntese. Quando questionado sobre a aula em meio à natureza, ele afirmou “gosto dessa aula, é mais legal ver com a lupa, porque posso explorar de perto”, alegou o estudante.

Para a professora Elaci Ramos a atividade em espaço aberto tem grande importância no processo de aprendizagem. “O que eles vivenciam fica para a vida, é diferente de apenas escrever no papel. Aprender sobre a cadeia alimentar e fotossíntese diretamente na natureza é uma experiência para a vida”, declarou.

“Eu aprendi mais sobre a cadeia alimentar, vi um macaco que é o consumidor terciário. A aula é mais legal aqui na natureza porque eu posso tocar nas folhas das árvores sem precisar tirá-las. E também que não podemos jogar o lixo para não estragar as plantas”, contou Eduardo Breitschaft, 9 anos.

Imagem mostra menino olhando árvore por luta
Eduardo conta que aprendeu sobre a cadeia alimentar na aula em contato com a natureza

Durante todo o percurso da escola até a praça e o período da aula na praça, os alunos e educadores foram acompanhados pela Ronda Escolar da Guarda Municipal. A iniciativa faz parte do desemparedamento da infância, programa da Escola Inovadora que preconiza o desenvolvimento das aulas em ar livre, em espaços abertos, utilizando as áreas públicas e em contato com a natureza próximas às escolas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/18/alunos-aprendem-sobre-fotossintese-e-a-base-da-cadeia-alimentar-na-natureza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original