EMEB Ramiro Araújo tem sala de aula ao ar livre com espaço para desenhos e painel sonoro

Publicada em 20/07/2021 às 15:21

Uma grande lousa e um painel de azulejos brancos prontos para ganharem cores, curvas e desenhos, além de painéis sonoros para incentivar a musicalidade dos pequenos alunos. Assim é a sala ao ar livre, montada na área externa da EMEB Dr. Ramiro Araújo Filho, da Prefeitura de Jundiaí, no Vianelo. 

Com canetinhas e gizes nas mãos, os pequenos estudantes aprovam a iniciativa e aprendem enquanto se divertem nas aulas ao ar livre. “Eu gosto muito das aulas aqui fora, porque eu posso desenhar, cantar e dançar”, contou Isabela dos Reis, 4 anos. 

Imagem mostra menino e menina, usando uniforme azul, desenhando em parede pintada como lousa. 
Ao fundo, painel sonoro com canos coloridos.
Isabela e Saul gostam das atividades realizadas na sala de aula ao ar livre

O amigo Saul Oliveira Dourado ainda complementou “eu gosto da minha escola e também de brincar no parquinho e daqui”, comentou apontando para os painéis, enquanto desenhava na lousa.

O espaço foi criado a partir da escuta realizada com os alunos, que pediram tanto atividades ao ar livre, como mais música. “Fizemos uma pesquisa com as crianças para saber o que eles esperavam da escola e, em sua totalidade, eles indicaram as aulas com e na natureza, brinquedos de água, casinha da árvore, bem como mais presença de música e arte. Esse foi o primeiro espaço, mas já temos projeto para ampliar e explorar cada vez mais a área ao ar livre”, comentou a diretora Ana Paula do Santos. 

Imagem mostra painel de lousa e de azulejos brancos, três crianças desenham no espaço, uma sala de aula ao ar livre.
Crianças gostam de desenhar e aprovam a sala em área externa

Ouvir as crianças, aplicar as sugestões pertinentes e possíveis, desenvolver as atividades ao ar livre e em contato com a natureza são diretrizes da Escola Inovadora, programa da Prefeitura de Jundiaí que prima pela educação de boa qualidade. “Incentivamos que cada escola crie seus espaços para o desenvolvimento das atividades de desemparedamento dentro da sua realidade. Oferecemos capacitações e formações para os educadores, além de todo o suporte necessários. A EMEB Ramiro é mais um exemplo de iniciativa de sucesso que utilizou a abordagem de Reggio Emilia, na Itália, com a pedagogia da escuta, que trouxe o desejo das crianças das aulas ao ar livre”, declarou a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/20/emeb-ramiro-araujo-tem-sala-de-aula-ao-ar-livre-com-espaco-para-desenhos-e-painel-sonoro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original