Hospital Universitário de Jundiaí conquista certificação ONA Nível 2

Publicada em 20/07/2021 às 15:16

O Hospital Universitário de Jundiaí conquistou a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 2 por meio do processo de avaliação acreditado pela Fundação Vanzolini. A certificação, que demonstra a excelência do hospital em gestão da qualidade e segurança, foi celebrada na manhã desta terça-feira, dia 20 de julho, em videoconferência com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado, diretorias do HU, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Fundação Dr Jayme Rodrigues, autoridades e profissionais da instituição. A cerimônia também marcou a inauguração do novo anfiteatro e salas de aula no interior do HU.

O processo de acreditação do qual passou o HU de Jundiaí comprova a busca por melhoria contínua e mudanças positivas em processos como modelos de gestão, interação e desempenho entre os processos, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, gestão por resultados, desfecho clínico e segurança dos pacientes; e relação com fornecedores e prestadores de serviço. O Nível 2, denominado ‘Acreditado Pleno’, é definido quando cumpre em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além de cumprir em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada.

Tendo os serviços de saúde como prioridade das ações de governo, o prefeito Luiz Fernando Machado avalia que a obtenção do Nível 2 mostra o diferencial do HU na prestação de atendimento humanizado. “Trata-se de um reconhecimento nacional para a rede de saúde de Jundiaí. O mérito é dos profissionais do hospital que se dedicam diariamente para oferecer a melhor assistência desde as primeiras horas de vida”, avalia.

Cerimônia realizada de maneira híbrida marcou a recepção do selo de acreditação ONA Nível 2

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, todos os investimentos realizados ao longo dos últimos anos no HU garantiram para a cidade os menores indicadores em taxa de mortalidade infantil. “O hospital é a referência materno-infantil de Jundiaí. O avanço na acreditação, acontecendo sequencialmente, é resultado da seriedade com que o trabalho é tratado por toda a equipe da instituição”, salienta.

O Hospital Universitário está sempre em busca de melhorias em todas as áreas, garantindo, assim, que os pacientes tenham acesso a uma assistência cada vez mais eficiente e qualificada. “Esta acreditação muito nos honra e atesta a excelência na gestão de qualidade e de segurança do nosso hospital”, comenta Evaldo Marchi, diretor da FMJ.

“O HU conquistou essa acreditação em um ano e meio, porém os hospitais levam em média 5 anos para alcançar essa meta, portanto parabéns para equipe da qualidade e de assistência do hospital”, comenta o diretor da Fundação Vanzolini, Fernando Berssaneti.

A ONA é uma entidade privada que qualifica unidades de saúde públicas e particulares de todo o Brasil, seguindo padrões internacionais de segurança do paciente, atendimento, estrutura, entre outras exigências. É uma certificação de garantia da qualidade, como as certificações ISO, porém, é exclusivo para instituições de saúde.

Prefeito Luiz Fernando Machado visitou dependências do HU acompanhado de equipes de Saúde

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/20/hospital-universitario-de-jundiai-conquista-certificacao-ona-nivel-2/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original