Encerramento da IV SAP tem a participação do educador Gandhy Piorski sobre desemparedamento
Publicada em 21/07/2021 às 17:20A última das seis palestras da IV SAP (Semestre de Atualização Pedagógica), foi realizada nesta quarta-feira (21), com a participação do educador e artista plástico, Gandhy Piorski que abordou o tema “A criança e o Mundo Natural: O Desejo de Absorção”. Ghandy estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos e sobre os quatro elementos, um estudo sobre o tema originou o livro “Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar”, que inspirou a IV SAP. O encerramento foi realizado por meio de live transmitida pela TV Tec.
“Levando as possibilidades de pensar a escola para além das salas de aula, disponibilizamos a caixa da natureza com elementos naturais, carta da Unidade de Educação e o livro do Gandhy, para que as escolas se sentissem estimuladas a pensar sobre o tema. Hoje temos a honra de fechar essa SAP com a presença do autor que é referência para a Educação de Jundiaí”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Gandhy falou sobre a necessidade do desemparedamento.“O dinamismo de superação, a descoberta das riquezas denotam que há um sincero movimento de nós, educadores, a nos abrirmos para essa possibilidade que a criança já tem. É um passo grande, um movimento de consciência e o desemparedamento é dentro de nós, de nos libertar de conceitos de processos pedagógicos.
O educador e autor ainda abordou que a natureza precisa ser inserida no dia a dia, por meio da alimentação, do contar histórias, do brincar aberto e livre e até mesmo pela memória dos pais e professores. Antes de encerrar, Gandhy comentou que a desconstrução e a quebra de paradigma fazem parte do processo de mudança.
“Precisamos pensar na infância potente a partir das nossas práticas e das nossas experiências. Às vezes, prezamos pelo brincar, pela relação com a natureza na primeira infância e quando elas chegam no ensino fundamental ficam presas na carteira e no conteúdo fragmentado, quando na verdade todos os conceitos estão intimamente relacionados e interligados. É preciso provocar o pensamento sem rupturas e fragmentações que nós adultos, querendo fazer o melhor, deixamos de lado a essência do trabalho da educação”, complementou Vastí.
A IV SAP faz parte do pilar “Formação continuada” do programa Escola Inovadora. O tema deste ano foi “O desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de novas aprendizagens: diferentes cenários para a reabertura das escolas”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original