Encerramento da IV SAP tem a participação do educador Gandhy Piorski sobre desemparedamento

Publicada em 21/07/2021 às 17:20

A última das seis palestras da IV SAP (Semestre de Atualização Pedagógica), foi realizada nesta quarta-feira (21), com a participação do educador e artista plástico, Gandhy Piorski que abordou o tema “A criança e o Mundo Natural: O Desejo de Absorção”. Ghandy estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos e sobre os quatro elementos, um estudo sobre o tema originou o livro “Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar”, que inspirou a IV SAP. O encerramento foi realizado por meio de live transmitida pela TV Tec.

“Levando as possibilidades de pensar a escola para além das salas de aula, disponibilizamos a caixa da natureza com elementos naturais, carta da Unidade de Educação e o livro do Gandhy, para que as escolas se sentissem estimuladas a pensar sobre o tema. Hoje temos a honra de fechar essa SAP com a presença do autor que é referência para a Educação de Jundiaí”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Imagem mostra transmissão de evento. Tela dividida em duas imagens, à direita mulher loira e à esquerda homem moreno e com barba e bigode.
Vastí e Gandhy falaram sobre a importância do desemparedamento

Gandhy falou sobre a necessidade do desemparedamento.“O dinamismo de superação, a descoberta das riquezas denotam que há um sincero movimento de nós, educadores, a nos abrirmos para essa possibilidade que a criança já tem. É um passo grande, um movimento de consciência e o desemparedamento é dentro de nós, de nos libertar de conceitos de processos pedagógicos. 

O educador e autor ainda abordou que a natureza precisa ser inserida no dia a dia, por meio da alimentação, do contar histórias, do brincar aberto e livre e até mesmo pela memória dos pais e professores. Antes de encerrar, Gandhy comentou que a desconstrução e a quebra de paradigma fazem parte do processo de mudança. 

“Precisamos pensar na infância potente a partir das nossas práticas e das nossas experiências. Às vezes, prezamos pelo brincar, pela relação com a  natureza na primeira infância e quando elas chegam no ensino fundamental ficam presas na carteira e no conteúdo fragmentado, quando na verdade todos os conceitos estão intimamente relacionados e interligados. É preciso provocar o pensamento sem rupturas e fragmentações que nós adultos, querendo fazer o melhor, deixamos de lado a essência do trabalho da educação”, complementou Vastí. 

Imagem mostra mulher sorrindo, sentanda em frente Câmera
IV SAP teve transmissão ao vivo pela TV Tec

A IV SAP faz parte do pilar “Formação continuada” do programa Escola Inovadora. O tema deste ano foi “O desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de novas aprendizagens: diferentes cenários para a reabertura das escolas”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/21/encerramento-da-iv-sap-tem-a-participacao-do-educador-gandhy-piorski-sobre-desemparedamento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original