Cumprindo protocolos sanitários, Solar do Barão reabre na próxima terça (03)

Publicada em 29/07/2021 às 16:57

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão reabre ao público na próxima terça-feira (03), cumprindo com os protocolos sanitários e de distanciamento estipulados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura. Para a reabertura, será permitido limite máximo de ocupação de até 100 pessoas, com a oferta de álcool gel e ventilação entre as salas de exposição.

A data marca também a reabertura com adequações da exposição “Jundiahy… Jundiaí!”, interrompida logo após a sua inauguração em março do ano passado por conta da pandemia. Através de documentos, arquivos e instalações interativas, a mostra é um percurso pelas fontes históricas que contam a história do Município ao longo dos séculos.

Homem com jaleco, máscara e chapéu monta bancada com itens coloridos em frente a bonecos feitos com papelão
Exposição é um percurso pelas fontes históricas que contam a história do Município ao longo dos séculos

Entre as instalações que o visitante poderá conferir estão: mapas dos limites de Jundiaí ao longo dos tempos, vestígios tupis-guaranis na Serra do Japi, trechos do traslado do auto da criação da Vila de Jundiahy, relatos de viajantes, elementos da presença afrodescendente, além de uma brincadeira bem-humorada com os clichês e influências gastronômicas dos movimentos migratórios ao Município.

Também reabrem neste período os jardins do Solar, amplo oásis de contato com a natureza em meio à rotina movimentada da região central. Além das flores, pergolados, bancos e o famoso Jardim Japonês, quem visitar os jardins também poderá conferir as instalações da campanha Pé de Infância e do programa Cidade das Crianças, como a casa na árvore, as placas com QR codes com os cantos dos pássaros, as pinturas de solo alusivas à fauna e flora do Rio Jundiaí e as brincadeiras de incentivo ao desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial da criançada.

Depois de reaberto, o funcionamento do Museu será de terça a domingo, das 10h às 17h.

Jardim com árvores e flores, com pintura de solo que lembra um rio
Quem visitar os jardins também poderá conferir as instalações da campanha Pé de Infância e do programa Cidade das Crianças

Museu da Cia. Paulista e Pinacoteca
Neste período, o Museu da Cia. Paulista, localizado no Complexo Fepasa, seguirá fechado para intervenções e manutenção de acervo.

Já a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, passa pela montagem de exposição inédita, que deverá ser aberta nas próximas semanas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/29/cumprindo-protocolos-sanitarios-solar-do-barao-reabre-na-proxima-terca-03/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original