Escola Inovadora: Crianças de 3 anos visitam horta e aprendem a fazer compras de verduras

Publicada em 29/07/2021 às 15:09

Com sacola de palha nos braços, alegria e disposição, as crianças da EMEB Alvarina Barbosa Martins do G3 (3 anos) tiveram uma atividade diferente, elas foram até a horta do bairro para conhecer a plantação de verduras e aprender a fazer compras. A atividade faz parte das ações de desemparedamento da infância, da Escola Inovadora. 

Com sorriso no rosto e muita alegria, Miguel Alves, 3 anos, estava feliz com a atividade fora da escola. “Eu vou na horta, comprar um monte de verduras para a minha mãe”, falou cheio de energia e pulando de felicidade enquanto caminhava pelo bairro. 

imagem mostra criança, com camiseta amarela, calça cinza, ele está sentando em frente a uma horta e segura uma sacola de palha em uma das mãos e na outra um saquinho com moeda e dinheiro
Miguel Alves conheceu a horta e levou alface para casa

Ao chegar na horta, as crianças e educadores foram recepcionados por José Lino Lemos, que atendeu os pequenos clientes com muita dedicação. As crianças cheiraram, tocaram as verduras no pé e se encantaram em meio à plantação.

Na hora do pedido, os 3 anos de Sofia Cristin do Santos não a impediram de ter a certeza do que escolheria “eu quero cheiro verde para colocar no meu ‘papá’ (SIC)”, afirmou categoricamente.

Após as escolhas entre alface, espinafre e cheiro verde de cada uma das crianças, José Lino ainda ensinou os pequenos a fazer o pagamento. Quando, empolgados com a visita, tentaram entregar o dinheiro antes de consultar o valor, receberam o alerta do comerciante “primeiro vocês têm que me perguntar quanto custa a verdura e só depois  me pagar”, avisou e ainda complementou “eles não vão esquecer essa experiência, por isso mostrei a importância de ficar atentos ao pagamento e ao recebimento e para que eles escolham sempre aqueles comerciantes que agradecem a presença deles’.

Menina, com vestido azul estampado, carrega sacola de palha
Sofia pediu cheiro verde e se encantou com a horta

A visita à horta faz parte do desemparedamento que visam às atividades ao ar livre A professora do grupo, Telma Oliveira, explicou que ir até a horta com as crianças uniu a caminhada pelo bairro e a vivência de conhecer as verduras na plantação. “A experiência de comprar e pagar com dinheiro é uma vivência social. Ainda que eles não saibam o valor do dinheiro, eles aprendem o processo. Mesmo pequenos, vão guardar na memória e vão ter uma aprendizagem para a vida toda”, declarou. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/29/escola-inovadora-criancas-de-3-anos-visitam-horta-e-aprendem-a-fazer-compras-de-verduras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original