Governo ouve a população e alinha prioridades para o PPA 2022-2025

Publicada em 29/07/2021 às 11:36

As contribuições dos cidadãos colhidas na Consulta Pública on-line, que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, foram apresentadas durante reunião virtual de trabalho com todo o time de gestores, diretores e assessores de planejamento de todas as áreas da administração municipal, ocorrida na tarde desta quarta-feira (28), de forma on-line.

Ao todo, foram 643 participações de munícipes de 60 bairros diferentes. Além dessas contribuições colhidas pelo canal digital, o Departamento de Planejamento e Governança da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, responsável pela coordenação do PPA, realizou dez reuniões on-line com grupos focais como juventude, idosos, diversidade, igualdade racial, lideranças comunitárias, entre outros, totalizando 90 pessoas, com os 30 presidentes de Conselhos Municipais e participou das Conferências municipais de Saúde e de Cultura e lives para apresentar o processo de planejamento do PPA, entre outras atividades.

Reproduz da reunião on-line
Em apresentação a gestores, Polo destacou a que a “elaboração do PPA é também um momento para analisarmos se nossos trabalhos e investimentos estão sendo refletidos nos apontamentos da população”

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou a responsabilidade da gestão ao elaborar o PPA. “A formulação das políticas públicas e programas passa por conhecer a realidade da cidade, seus indicadores e ouvir a população,”, declara. “A gestão Luiz Fernando Machado é comprometida com a entrega de serviços de excelência. Além disso, a cidade que não inova perde competitividade e se deteriora. É um organismo vivo que precisa de planejamento e investimentos para entregar à população um plano de desenvolvimento e serviços de qualidade.”

O PPA é o documento que define as políticas e programas de governo, bem como suas prioridades para um período de quatro anos de gestão. O próximo passo agora é a estimação dos recursos orçamentários necessários para cada uma das mais de 360 ações e 19 programas previstos no plano. Depois, o plano será apresentado em audiência pública para a população no dia 18 de agosto e terá transmissão ao vivo nas redes sociais. O projeto de lei será entregue na Câmara Municipal em 31 de agosto.

A apresentação dos resultados da consulta pública e da etapa em que se encontra o projeto foi feita pelo diretor de Planejamento e Governança, Fernando Luis Polo. “A elaboração do PPA é também um momento para analisarmos se nossos trabalhos e investimentos estão sendo refletidos nos apontamentos da população. Precisamos trabalhar com metas claras, factíveis e balizadas em recursos disponíveis”, explica o diretor.

Contribuições
Entre as áreas que mais geraram apontamentos e pedidos pelos moradores, dentro das 643 contribuições, segundo relatório da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, estão saúde (20%), educação (17%), segurança (15%), assistência social (6,5%) e desenvolvimento econômico, emprego e renda (2,5%). As contribuições foram colhidas de 9 de junho a 9 de julho no site da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/29/governo-ouve-a-populacao-e-alinha-prioridades-para-o-ppa-2022-2025/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original