Em reunião, Comitê das Crianças aborda ‘hospital’ para brinquedos e plantio de árvores

Publicada em 31/07/2021 às 14:37

Em nova reunião na manhã deste sábado (31), o Comitê das Crianças de Jundiaí discutiu temas variados, como a abertura de um “hospital” de brinquedos e o plantio de árvores e mudas na sede do Comitê, na Vila Arens, ainda não inaugurada. Com mediação do gestor de Cultura, Marcelo Peroni, o encontro tem o objetivo de dar voz às crianças e assim criar políticas públicas para a infância.

“A criança entende seu valor, seu papel na sociedade e traz temas relevantes pelo olhar dela”, destaca o gestor. “A atual gestão municipal, do prefeito Luiz Fernando Machado, compreendeu a importância de ouví-las para o planejamento da construção de nossa cidade.”

Crianças foram ouvidas e conversaram sobre melhorias para a cidade em reunião on-line

Um dos assuntos abordados foi a criação de um “hospital” de brinquedos. “Com esse ‘hospital’, podemos doar brinquedos quebrados e que não queremos mais. Eles são consertados e podem ser doados para outras crianças”, observou Ana Clara Baade Ramos. Já Samuel Schubernig demonstrou preocupação com as crianças que ficam plugadas o tempo todo a produtos eletrônicos como computadores e celulares e perderam o interesse em brinquedos à moda antiga. “Há uma nova geração de crianças que não conhece esses brinquedos.”

Outro tema da pauta: o plantio de árvores e mudas na sede do Comitê. No local será  construído um parque naturalizado. No final do mês de agosto, as crianças poderão discutir como esse parque será feito diretamente com os profissionais responsáveis, do Instituto Alana e da Rede Urban 95, e opinando sobre quais árvores serão plantadas ali.

A pequena Eloiza Giovanna Alves Pimenta já fez a lição de casa: foi na internet e pesquisou vários tipos de plantas e árvores. “Anotei 20 nomes de plantas para deixar nosso parque bonito”, contou aos coleguinhas. Para Letícia Lima dos Santos, o local precisa ter orquídeas para ficar ainda mais bonito.

Com 24 membros com idades entre 8 e 12 anos, o Comitê das Crianças está em sua terceira composição e foi instituído em 2019, após a adesão de Jundiaí à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças no ano anterior. Entre as propostas já feitas por seus integrantes e já atendidas pela Prefeitura estão a instalação de brinquedos para crianças com deficiência nos parques, reforço na arborização de ruas e espaços públicos, modificações no mobiliário de praças, melhorias no trajeto e entorno das escolas, além da construção do Mundo das Crianças.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/31/em-reuniao-comite-das-criancas-aborda-hospital-para-brinquedos-e-plantio-de-arvores/