Jundiaí participa da abertura regional da 10ª Semana do Bebê

Publicada em 02/08/2021 às 13:50

O Comitê regional do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) deram início, na manhã desta segunda-feira (02) à 10ª Semana do Bebê. A atividade on-line foi transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Itatiba, Município anfitrião das atividades deste ano, em grupo regional do qual Jundiaí faz parte.

Em Jundiaí, as atividades da Semana do Bebê deste ano, conjuntas com a Semana do Aleitamento Materno de Jundiaí, trazem como tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. A abordagem intersetorial do tema visa incentivar o aleitamento materno e a atenção à Infância, por meio de depoimentos e palestras com especialistas.

O evento contou com a mediação da articuladora regional do SPPI, Lígia Maria Bestetti; e como convidados especiais o prefeito de Itatiba, Thomás de Oliveira; e a CEO da Fundação, Mariana Luz; a diretora regional de Saúde do Estado de São Paulo, Drª. Mirella Povinelli; além diretora de Comunicação da FMCSV, Paula Perim; e do Nenê do Zap, incentivador de conversas e brincadeiras e mascote da Fundação.

Atividades da Semana do Bebê e da Semana do Aleitamento Materno são tratadas de modo intersetorial

Lígia ressaltou a importância da sensibilização pelo tema. “Neste ano em que a estratégia completa uma década, temos a felicidade de ver como ela virou lei e, portanto, política pública, nos Municípios da região participantes”.  

Mariana Luz compartilhou dados sobre o tema e reforçou que o compromisso com a Primeira Infância deve ser constante e diário. “A Primeira Infância é a mãe de todas as políticas públicas, por ser um tema transversal, com impactos em todas as áreas. É neste período, até os seis anos de idade da criança, que vemos uma janela de oportunidades para o desenvolvimento, pois é quando a evolução cerebral tem uma velocidade incrível, com um milhão de conexões por segundo no cérebro da criança. No Brasil, são 20 milhões de crianças nesta faixa etária, mas, infelizmente, uma em cada três delas encontra-se em situação de vulnerabilidade ou extrema pobreza. Nosso papel é garantir que todas elas tenham as mesmas condições e oportunidades para que não só as crianças e suas famílias saiam ganhando, mas também toda a sociedade”.

Para a articuladora do SPPI em Jundiaí, Gerusa Moura, participação do comitê de Jundiaí foi muito gratificante. “Desde a implantação do programa no Município, enxergamos numa linha do tempo a crescente valorização dos temas voltados à primeiríssima infância em todos os espaços. O evento de abertura abordou amplamente o cenário, mencionando a importância de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade. Ao mesmo tempo trouxe histórias reais por meio da música e da arte, imagens emocionantes de todas as dificuldades, leveza e descobertas que mães, bebês e famílias vivenciam nesse encontro com a primeiríssima infância. O evento de hoje foi um excelente anfitrião para toda a programação que vem por aí!”, comemorou.

Mais Semana do Bebê e da Aleitamento Materno
Mas atividades estão previstas pela programação, como uma formação para médicos pediatras da rede sobre Saúde e manejo em aleitamento materno, nesta terça (03), às 8h; a live com o tema “Amamentação é proteção”, que será transmitida pela TVTEC e pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) nesta quarta (04), às 9h30, com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado, sobre as experiências de Jundiaí pelo programa Cidade das Crianças; e um seminário sobre amamentação na sexta (13), às 9h, com inscrição gratuita para interessados.

Estão previstas outras atividades virtuais e interativas, com as hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021, como a série “Pílulas de Tetê” nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, e outras atividades.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/02/jundiai-participa-da-abertura-regional-da-10a-semana-do-bebe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original