EMEB Antonio Brunholi Netto promove atividade acolhedora em volta de fogueira

Publicada em 03/08/2021 às 18:16

Apesar da manhã de baixa temperatura desta terça-feira (3), os alunos da EMEB Antonio Brunholi Netto puderam se esquentar e vivenciar um dia diferente na escola ao comer milho e batata doce assados na fogueira montada no tanque de areia da escola.  A ideia foi oferecer às crianças uma atividade acolhedora de inverno e ao mesmo tempo, realizada em ambiente externo e em desemparedamento. 

Segundo a diretora Nelci Aparecida Aizza, a escola trabalha com os elementos da natureza. “Já inserimos os elementos nas atividades do dia a dia. Com esses dias mais frios, decidimos por fazer a fogueira, que aquece nossos pequenos”, comentou.

imagem mostra aluno com blusa azul, segurando palito com milho cozido. Ele está com o rostinho com riscos coloridos.
Pedro gostou de experimentar o milho direto da fogueira

A coordenadora Gabriela Lima e Silva ainda lembrou que mostrar para as crianças o fogo é importante para que possam conhecer o elemento. “Todas as atividades são extremamente supervisionadas pelos educadores. Ao ter contato com o fogo, a criança passa a entender e respeitá-lo e com isso é possível evitar futuros acidentes, pois eles entendem os perigos que ele pode oferecer”, contou a educadora. 

Os pequenos aprovaram a atividade e se deliciaram com as comidas assadas diretamente no fogo. Pedro Henrique Moura gostou de comer milho e batata doce, já Lívia David dos Santos disse que a decoração estava muito bonita.

Além de experimentarem as comidas, as crianças também aprenderam a descascar o milho, tirando a espiga de dentro da palha. “Nessas atividades, a criança entra em contato com a natureza não somente pelo fato de estarem em espaços abertos, mas também com os elementos que dela fazem parte. Ao manipularem o milho cru e depois o experimentarem após estar cozido, a criança começa a perceber e entender a transformação pela qual o alimento passou. Isso é a Escola Inovadora, que coloca a criança para experimentar, vivenciar, explorar e ser a protagonista das suas descobertas”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/03/emeb-antonio-brunholi-netto-promove-atividade-acolhedora-em-volta-de-fogueira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original