Semana do Bebê e do Aleitamento Materno: pediatras da rede participam de palestra sobre amamentação

Publicada em 03/08/2021 às 16:17

Como parte da programação da Semana do Bebê e da Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Comitê municipal do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI) realizou uma reunião técnica para os Pediatras da rede. Dividida em duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde, as reuniões trataram das atualizações sobre o manejo em aleitamento materno e sobre a importância da amamentação natural e da respiração nasal para o desenvolvimento craniofacial, com a mediação da pediatra Fabiana Petter, que é assessora técnica em Saúde da Criança e do Adolescente do Núcleo de Regulação em Saúde da Prefeitura.

A coordenadora do Banco de Leite de Jundiaí, Marcela Bionti, tratou da importância e de novas orientações sobre o manejo em aleitamento materno, com apresentação ilustrada sobre os benefícios da amamentação, a massagem e ordenha, além de técnicas e tratamentos a doenças. “O aleitamento traz benefícios tanto para as mães quanto para os bebês, já que o leite materno é um alimento padrão ouro, completo em segurança alimentar, que se adapta às necessidades imunológicas e nutricionais conforme o crescimento da criança. Apesar de ser um processo natural, não é só colocar o bebê no peito. É necessária uma rede de apoio e incentivo, como a família, a sociedade e vocês, profissionais, que são os nossos primeiros parceiros neste estímulo”.

Mosaico de 20 telas de pessoas em frente a telas de computador
Atividade foi voltada para os pediatras da rede municipal de Saúde

Na sequência, a Drª. Vanessa Tedesco, que é cirurgiã-dentista da Atenção Básica da rede municipal e também Tenente Ortodontista – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, abordou a importância da amamentação natural e da respiração nasal para o desenvolvimento craniofacial. “A amamentação é um exercício essencial para o crescimento da criança e permite a satisfação e saciedade do bebê do ponto de vista alimentar, neural e emocional. Ela estimula em todos os sentidos a maturação da maxila e da mandíbula, que permite o bom relacionamento entre os dentes. Como define a Organização Mundial da Saúde (OMS), amamentar é mais do que alimentar uma criança, é algo capaz de tornar o planeta como um todo mais saudável”. A convidada tem graduação em Odontologia, especialização e mestrado em Ortodontia, doutorado em Ciências Médicas e capacitação em Harmonização Orofacial, todos pela Unicamp

Mais programação
A próxima atividade da Semana é logo nesta quarta-feira (04), às 9h30, com a live sobre o tema “Amamentação é proteção”, com as participações do prefeito Luiz Fernando Machado, que irá compartilhar as iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças; a pediatra Márcia Borges, que irá abordar a amamentação e a imunização contra a Covid-19; a educadora Ana Tereza Gavião, que irá tratar da importância da família e da rede de apoio; a médica Gerusa Moura, articuladora do SPPI no Município; a supervisora escolar Fabiane Bolsari, que vai abordar a importância da continuidade do aleitamento exclusivo após o ingresso da criança em creche; e a mãe e escritora Gabrielle Gimenez, autora do livro “Leite Fraco?”. O encontro on-line será transmitido pelas redes sociais da TVTEC e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Estão previstas mais atividades pela Semana do Bebê e do Aleitamento Materno

Nesta sexta (06), às 8h, os pais e responsáveis de alunos da Emeb Professora Ângela Rinaldi Bagne, no Rio Acima, terão uma roda de conversa sobre a promoção do Aleitamento Materno e alimentação complementar saudável, com a enfermeira Isadora Trinquinato e a dentista Fernanda Medina.

Já na sexta (13), a partir das 9h, será realizado o Seminário Proteger a Amamentação, na plataforma Zoom, voltada para os profissionais do Comitê ampliado do SPPI no Município. Os interessados podem se inscrever até as 8h do dia do evento por meio de formulário on-line.

Estão previstas outras atividades virtuais e interativas, com as hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021, como a série “Pílulas de Tetê” nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, e outras atividades.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/03/semana-do-bebe-e-do-aleitamento-materno-pediatras-da-rede-participam-de-palestra-sobre-amamentacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original