Campanha vai arrecadar ração para cães e gatos em vulnerabilidade

Publicada em 04/08/2021 às 19:00

A Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente/Departamento de Bem-Estar Animal (UGPUMA/DEBEA), com apoio da Rede Jundiaí de Cooperação, lançou o edital para convocação pública da Focinho Solidário – campanha permanente que visa angariar apoio, arrecadar ração e/ou congêneres para cães e gatos e cadastrar pontos de coleta de doação de ração. O objetivo é ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social tutoras de animais.

“A Prefeitura será responsável pela gestão, armazenamento, recepção, destinação e controle da ração entregue aos tutores de animais.  O propósito da iniciativa é reforçar as ações específicas para política pública de proteção animal na cidade”, explica o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. 

Tutora de oito cães, Maria da Graça Pigarri Munhoz adotou animais que seriam abandonados. Ela já recebeu a doação de ração por meio da UGADS e conta sobre a importância da ajuda. “Meu marido perdeu o emprego e nossa condição financeira é complicada. Tenho problemas de saúde e afirmo que meus cachorros são meus remédios e me ajudam demais. Eles são meus amores e considerados da minha família. A ajuda com a ração é muito importante para  manter a alimentação dos cachorros”, comenta Maria da Graça.

Por meio da campanha Focinho Solidário, empresas podem se inscrever para apoiar institucionalmente, doar ração e/ou congêneres e/ou serem pontos de coleta de ração. As empresas que fizerem o maior número de doações receberão “Certificado de Doação”, terão o nome divulgado no site da campanha, além da publicidade por meio dos canais de divulgação da Prefeitura de Jundiaí. 

Mulher morena, de blusa vermelha e calça jeans está sentada com dois cachorros, um preto e outro caramelo no colo. No chão há mais quatro cachorros caramelos pequenos e um branco, preto e marrom.
Graça conta com a doação de ração para alimentar seus oito cachorros

Os interessados em participar devem enviar e-mail para o DEBEA (debea@jundiai.sp.gov.br). “As empresas devem encaminhar proposta contendo a especificação das formas de divulgação da ação, como sites e/ou redes sociais em que serão veiculados os dados da campanha; especificação do local de armazenamento das doações, que garanta a integridade do material e dados de contato do responsável pela campanha, além da documentação exigida no edital”, explica a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos. 

A triagem e definição dos beneficiários serão realizadas pela UGADS, com base em critérios técnicos de renda e vulnerabilidade. A gestora da UGADS, Maria Brant, explica que a maior demanda vem de bairros rurais. “Os pedidos vêm de diversas partes do Município, mas principalmente de bairros rurais, como o Mato Dentro e Rio Acima. Tratam-se de famílias muito impactadas economicamente pela pandemia, com às vezes até quase dez cachorros, e que relatam ter de abandonar seus animais caso não recebam esta contribuição”, compartilha.

A campanha permanente é articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). “A cooperação é a palavra de ordem para viabilizar parcerias estratégicas, envolvendo todos os setores. Neste caso, em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade”, afirma o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi. 

A campanha está em consonância com a Lei Municipal nº 9.440/2020, que permite respaldo legal e meios de incentivo às iniciativas da sociedade civil para arrecadação de alimentos para cães e gatos, de autoria do vereador Faouaz Taha.

Para mais informações sobre a campanha Focinho Solidário, os interessados podem acessar o site ou ligar para o DEBEA, no telefone (11) 4582-2649, ou na Rede Jundiaí de Cooperação, pelo (11) 4589-8602.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/04/campanha-vai-arrecadar-racao-para-caes-e-gatos-em-vulnerabilidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original