Em Jundiaí, Cidade das Crianças, pequenos se engajam pela vacinação contra COVID-19
Publicada em 04/08/2021 às 17:29Com a leitura de uma carta em vídeo, as crianças integrantes do Comitê das Crianças da Prefeitura de Jundiaí buscam conscientizar os adultos sobre a importância da vacinação contra a COVI-19, sem a escolha por fabricante e da necessidade do retorno para a segunda aplicação. A campanha teve a semente lançada durante uma reunião do grupo, com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado.
“As crianças, ao tomarem conhecimento de que algumas pessoas não estavam buscando pelas doses de vacinas contra a COVID-19, imediatamente se prontificaram em ajudar na conscientização. Esse é o papel do cidadão. O interesse dessas crianças mostra que ao oportunizar a voz a esses pequenos em questões da gestão da cidade, estamos formando uma sociedade muito melhor”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado.
Jundiaí faz parte da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e o Comitê das Crianças é um dos projetos englobados para o desenvolvimento de políticas para a infância, dando espaço de voz para as próximas gerações. Com esse olhar de futuro, as crianças se prontificaram em auxiliar na disseminação de informações importantes sobre a vacinação contra o Novo Coronavírus.
Na campanha, as crianças pedem à população para que tomem a vacina “para o bem de todos, para que ninguém perca parentes ou amigos para o vírus” e que mantenham as medidas de proteção depois da aplicação, como o uso de máscara. “Não precisa ter medo da vacina. Já foi testada e é eficaz para diminuir esse vírus” explicam os pequenos em um carrossel em vídeo gravado no Mundo das Crianças com todas as medidas de segurança e proteção sanitárias.
Números
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), atualmente, perto de 2 mil pessoas não retornaram aos serviços públicos de saúde para a aplicação da segunda dose contra a COVID-19. Das 2,2 mil doses abertas para a segunda dose de pessoas com 60 a 65 anos, pouco mais de 400 realizaram o agendamento, ou seja, 20%.
Outro ponto identificado pelas equipes foi o aumento no número de faltas após o agendamento além da não adesão à primeira oferta de vacina. Das 63,4 mil primeiras doses oferecidas para a população entre 30 a 42 anos, 58,5 mil foram agendadas, ou seja, 8% de não adesão. Contudo, dos agendamentos para aplicação nos polos descentralizados, o maior registro de faltas foi de 25%.
“Estamos com vagas abertas para aplicação da segunda dose em pessoas a partir de 55 anos. São muitas vagas em aberto. O mesmo aconteceu com o grupo anterior, de 60 anos ou mais. Esses públicos precisam completar a grade de vacinação para reduzir o risco da circulação do vírus”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Até terça-feira (03), Jundiaí havia aplicado 349.401 doses, entre primeiras, segundas ou doses únicas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original