Jundiaí é convidada para apresentar o programa “Cidade das Crianças” em evento nacional
Publicada em 04/08/2021 às 18:59O prefeito Luiz Fernando Machado apresentou as iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças em evento do Mês da Primeira Infância, promovido na tarde desta quarta-feira (04), com relatos e experiências do tratamento intersetorial das políticas públicas e de programas como o Criança Feliz no Município. Participaram do encontro representantes de Prefeituras, conselhos municipais e de diretorias de Assistência e Desenvolvimento Social de mais de 50 Municípios, de 15 Estados.
O encontro foi uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), da Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CDS) e da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (EDESP), em parceria com a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI) do Ministério da Cidadania.
A secretária da SEDS, Célia Parnes, fez a abertura do encontro, com um apelo aos pais e cuidadores. “Temas como Educação, Saúde e Segurança são essenciais, mas é muito importante que os responsáveis pelas crianças desenvolvam a parentalidade com muito amor. Isso gera crianças e jovens confiantes e seguros, cidadãos capazes de levar o Brasil adiante”.
Paola Paestrello, coordenadora estadual do programa Criança Feliz da SEDS, explicou por que Jundiaí foi o Município convidado. “A política para a Infância é a mãe de todas as políticas públicas. Garantir os direitos das crianças e de suas famílias exige gestão intersetorial e priorização na agenda e no orçamento. E é esse o exemplo que encontramos em Jundiaí e queremos que ele sirva de inspiração para outros Municípios. É o sonho de qualquer criança crescer e se desenvolver em um lugar como Jundiaí”.
Luiz Fernando compartilhou os indicadores e iniciativas de Jundiaí para a infância pelo programa Cidade das Crianças, como a instituição do Comitê das Crianças, a criação de um capítulo específico sobre a Infância no Plano Diretor e a participação de Jundiaí na Rede Latino-americana Cidade das Crianças, Urban95 e Rede Nacional da Primeira Infância.
“O que nos norteia na Prefeitura a pensar Jundiaí para as crianças é a máxima de que uma cidade que é boa para elas é boa para todo mundo. E quando eu digo que 100% do orçamento é dedicado a elas é porque as ações da Prefeitura são pensadas de modo intersetorial. Não tratamos de volta às aulas só com a Educação, mas envolvemos também Mobilidade e Transporte para organizar as linhas de ônibus que atendem a unidade escolar e organizar a parada dos carros e vans. Envolvemos a Cultura e Esporte para pensar em atividades culturais e esportivas. Também chamamos para o diálogo a Guarda Municipal, que faz a ronda no entorno”, exemplificou.
Cássia Carpi do Prado, diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e coordenadora municipal do Criança Feliz, compartilhou os dados sobre o programa no Município. “Nesta semana, Jundiaí alcançou e ultrapassou a meta de famílias do programa, que tem como eixos estruturantes as visitações domiciliares e a intersetorialidade pelo estímulo cognitivo global. Chegamos a 519 crianças visitadas, em todos os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com avaliações e relatos muito positivos. São números e indicadores que nos alegram e que demonstram o caminho para a erradicação da pobreza”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
Baixe as fotos desta notícia na resolução original