Live da Prefeitura trata sobre a importância da amamentação para os bebês

Publicada em 04/08/2021 às 16:48

Como parte da programação da Semana do Bebê e da Semana Mundial do Aleitamento Materno promovida pela Prefeitura, a TVTEC transmitiu na manhã desta quarta-feira (04) a live especial com o tema “Amamentação é proteção”. O encontro on-line teve tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e faz parte do Agosto Dourado, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) por tratar o leite materno um alimento de ouro.

O prefeito Luiz Fernando Machado relatou as iniciativas da Prefeitura para o estímulo à amamentação. “Temos a felicidade de poder compartilhar diversos detalhes importantes que ajudam a constituir Jundiaí urbanisticamente como uma Cidade das Crianças. De uma sugestão de um integrante do Comitê das Crianças viabilizamos no Mundo das Crianças bancos confortáveis para as mães possam amamentar com tranquilidade. Nas unidades escolares, os ‘Cantinhos da Amamentação’ são espaços de acolhimento. Já o nosso hospital de referência, o Hospital Universitário (HU), é certificado pelo Selo Hospital Amigo da Criança e tem em sua estrutura um Banco de Leite Humano, que atende a toda a região. São pontos de estímulo importantes para a construção de uma sociedade com base no fortalecimento de vínculos e cidadania”.

Luiz Fernando relatou as iniciativas da Prefeitura para o estímulo à amamentação

Gerusa Moura, que é a articuladora no Município do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI), compartilhou a sua experiência com a maternidade e reforçou a importância da amamentação e atenção na Primeiríssima Infância, que vai desde a gestação até os três anos de idade. “A amamentação é o primeiro contato do bebê com outra pessoa. É, portanto, a primeira relação que o bebê cria. Se durante esta fase ele se perceber em cenário de segurança e afeto, ele se desenvolve com mais saúde. A infância pede proteção para que a sociedade seja de fato construída sobre valores humanos. É um período que merece a nossa atenção, já que é a fase em que o cérebro tem seu máximo potencial de desenvolvimento e aprendizado, chegando a um milhão de conexões a cada segundo”, compartilhou.

Também participaram do encontro: a pediatra Márcia Borges, que abordou a importância da amamentação para a transmissão da carga imunológica da mãe para o bebê, e esclareceu dúvidas específicas sobre a vacina contra a Covid-19 e maternidade; a supervisora Fabiane Bolsari, que explicou o funcionamento dos “Cantinhos da Amamentação” nas unidades escolares da Unidade de Gestão de Educação (UGE); a educadora Ana Tereza Gavião, que tratou da importância de uma rede de apoio à mãe que amamenta e relatou sua experiência na amamentação dois gêmeos Heitor e Thomás e na inclusão da filha mais velha Clarissa na nova rotina da casa; Gabrielle Gimenez, que é mãe, autora de livros e ativista pela amamentação, que elogiou as iniciativas de Jundiaí e desmistificou a produção de leite fraco pelas mães.

Durante a transmissão, a TVTEC mostrou ainda como funciona o “Cantinho da Amamentação”, a partir de um link ao vivo da Emeb Ângela Rinaldi Bagne, no Rio Acima, onde a mamãe Samara amamentava o pequeno Felipe, de cinco meses. O encontro encerrou-se com a apresentação artística “Mãe: um rio de amor”, com a atriz Luiza Bittencourt.

Mulher com touca, avental, máscara, luva e óculos cirúrgicos manipula vidros com tampa em recipiente metálico
Banco do Leite de Jundiaí atende também os Municípios da região

Mais programação
Nesta sexta (06), às 8h, os pais e responsáveis de alunos da Emeb Ângela Bagne terão uma roda de conversa sobre a promoção do Aleitamento Materno e alimentação complementar saudável, com a enfermeira Isadora Trinquinato e a dentista Fernanda Medina. Já na sexta (13), a partir das 9h, será realizado o Seminário Proteger a Amamentação, na plataforma Zoom, voltada para os profissionais do Comitê ampliado do SSPI no Município. Os interessados podem se inscrever até as 8h do dia do evento por meio de formulário on-line.

Estão previstas ainda outras atividades virtuais e interativas, com as hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021, como a série “Pílulas de Tetê” nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, e outras atividades.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/04/live-da-prefeitura-trata-sobre-a-importancia-da-amamentacao-para-os-bebes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original