Nova adequação de leitos COVID-19 em Jundiaí centraliza internações no HSV

Publicada em 05/08/2021 às 09:30

A partir do próximo sábado (7), os 14 leitos dedicados ao cuidado da COVID-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste serão desmobilizados e retornam para o atendimento à demanda geral da unidade. A nova adequação segue as ações de retomada Pós-COVID-19, organizadas pela Prefeitura de Jundiaí, centralizando os cuidados em internação com o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) para os casos suspeitos ou confirmados do Novo Coronavírus.

“Jundiaí avança com a vacinação entre as populações mais jovens e mais populosas. Os resultados positivos já são observados na redução nos números de leitos necessários para os atendimentos COVID-19, no Hospital São Vicente e agora, também na UPA Vetor Oeste. Somente com o apoio da população na manutenção das medidas de prevenção e a adesão à vacinação, avançaremos ainda mais contra a pandemia”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com a adequação, Jundiaí passa a centralizar os atendimentos em internação COVID-19 somente no HSV, com oferta de leitos de 52 Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 leitos de enfermaria. A Unidade Sentinela montada na estrutura Clínica da Família/UPA Vetor Oeste permanece em funcionamento para atendimento dos casos de síndrome gripal, assim como é realizado nos demais equipamentos específicos para casos suspeitos COVID-19. O referenciamento para aqueles que precisam de internação será para o hospital, com transporte realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Leitos de internação da UPA Vetor Oeste retornam para o atendimento de demanda geral

“Estamos há sete semanas com os números de novas internações e da média móvel de pessoas ocupando um leito/dia em desaceleração. O número de contaminados por semana se mantém estável, abaixo de mil por semana e a média móvel de óbitos segue com queda, alterando de quatro por dia entre os meses de junho e meados de julho, para duas pessoas por dia, nas últimas duas semanas”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

O atendimento da UPA Vetor Oeste é 24 horas, diariamente, com atendimento de urgência e emergência em clínica adulto, pediatria e ortopedia, com resolutividade de 95% a partir da oferta de exames de diagnóstico de raio-x, eletrocardiograma, raio-x, ultrassonografia e análises laboratoriais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/05/nova-adequacao-de-leitos-covid-19-em-jundiai-centraliza-internacoes-no-hsv/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original