Mamães têm um bate-papo especial sobre Aleitamento e Maternidade

Publicada em 06/08/2021 às 14:17

A Emeb Professora Ângela Rinaldi Bagne, no Rio Acima, recebeu na manhã desta sexta-feira (06), um bate-papo especial com as mães de alunos matriculados do G1 (crianças de até um ano). Com tema “Promoção do Aleitamento Materno e da Alimentação Complementar Saudável”, o encontro contou com a participação de dez mulheres e fez parte da programação de Jundiaí pela Semana do Bebê e Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada pelo Comitê Gestor Municipal do programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI).

Sob a condução da enfermeira Isadora Trinquinato, consultora em Amamentação, e da dentista Fernanda Medina, da Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, a roda de conversa trouxe como temas envolvendo o aleitamento materno, a introdução alimentar, a importância da rede de apoio às puérperas (período pós-parto), higiene bucal da criança, relatos de dificuldades para a pega do peito e os tipos de aréolas, além de temas envolvendo paternidade e machismo.  

Mulheres usando máscaras e sentadas em semicírculo conversando, com um espelho horizontal ao fundo da sala
Mães e especialistas puderam conversar sobre Aleitamento Materno e Alimentação Complementar

A servidora pública municipal Ana Carolina Gomes, mãe do Heitor, um ano e nove meses, ressaltou a importância da atividade. “Esta foi uma roda de conversa muito esclarecedora, em que pudemos tratar de diversos temas, inclusive das angústias da maternidade”. E compartilhou: “O Heitor teve muita dificuldade no primeiro mês para pegar o peito. Ele estava aprendendo a mamar e eu aprendendo a amamentar. Por isso foi fundamental o apoio da minha família. Depois tudo passou a ser mais tranquilo e, até os seis meses, fizemos a amamentação exclusiva, até a introdução de outros alimentos. Ainda hoje ele mama no peito, mas geralmente ele pede só à noite, antes de dormir”, compartilhou.

A Emeb Ângela é uma das escolas da Unidade de Gestão de Educação (UGE) que possuem os “Cantinhos da Amamentação”, espaço viabilizado para que as mães de alunos e toda a comunidade possam amamentar.

Mulher de cabelo comprido e preso, usando máscara, interage com menino pequeno enquanto ele olha para brinquedo com cabos e bolas de madeira
Ana Carolina: “Ainda hoje o Heitor mama no peito, mas geralmente pede só à noite, antes de dormir”

Mais programação
Na próxima sexta-feira (13), a partir das 9h, será realizado o Seminário Proteger a Amamentação, na plataforma Zoom, voltada para os profissionais do Comitê ampliado do SPPI no Município. Os interessados podem se inscrever até as 8h do dia do evento por meio de formulário on-line.

Estão previstas outras atividades virtuais e interativas, com as hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021, como a série “Pílulas de Tetê” nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, e outras atividades.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/06/mamaes-tem-um-bate-papo-especial-sobre-aleitamento-e-maternidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original