Fab Lab oferece equipamentos e ferramentas para a criatividade das crianças ganhar forma
Publicada em 07/08/2021 às 15:14Olhar atento, imaginação à solta e muita criatividade, assim foi a primeira visita da estudante Sonia Stephanie da Cruz Shieh, aluna da EMEB Irmã Úrsula Gherello, ao Fab Lab Jundiaí, o laboratório de fabricação digital, localizado no Complexo Argos, que tem como foco trabalhar na resolução de problemas, aprimorar processos e buscar por soluções que façam a diferença para os estudantes.
Inaugurado em 2018, o espaço visa romper barreiras e levar alunos, professores e comunidade a se conectarem com projetos inovadores do mundo todo. O laboratório oferece equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que os estudantes possam criar, explorar e transformar as ideias em realidade.
“É um lugar bem educativo, que tem bastante coisa legal e muita tecnologia. Aqui nós podemos mexer com jogos e modelagem 3D. O mais legal é que aqui aprendemos coisas novas e diferentes da sala de aula por conta de tanta tecnologia e computadores”, afirmou a estudante Sonia.
O Fab Lab é resultado de um convênio entre a Escola Inovadora, programa da Unidade de Gestão de Educação, e o SESI/SP, articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, órgão ligado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e conta com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura e TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos de 1,6 mil laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas.
O laboratório ainda conecta os quase 21 mil alunos do Ensino Fundamental com estudantes de 30 países do mundo. “Jundiaí caminha para ser uma smart city e é a Cidade das Crianças. O Fab Lab, além de estar ligado às estratégias de internacionalização da cidade, tem o foco de proporcionar aos alunos formas inovadoras de aprendizagem e de oportunizar que eles possam se conectarem a uma comunidade global de alunos, educadores, pesquisadores e inovadores”, declarou o prefeito Luiz Fernando Machado.
O Fab Lab é uma plataforma de prototipagem rápida para inovação e invenção que estimula o aprendizado maker e a educação investigativa. “A Escola Inovadora estimula o protagonismo dos alunos a assumirem a prática, a produção, a investigação e a exploração, o Fab Lab é um espaço onde a criança pode colocar em prática a teoria aprendida”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Além de atender os estudantes do Ensino Fundamental, o Fab Lab também é aberto para a população, com acompanhamento técnico e gratuito para o incentivo ao desenvolvimento de projetos e protótipos. O agendamento é feito pessoalmente ou pelo telefone 4588-5377. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h. Um ‘Faber’ do SESI no Fab Lab auxilia orientando o interessado sobre o funcionamento dos equipamentos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original