Rota do Centro Histórico oferece uma viagem ao tempo e à história de Jundiaí

Publicada em 08/08/2021 às 10:20

A única das seis Rotas Turísticas de Jundiaí que não está na área rural, a Rota do Centro Histórico é um convite para quem gosta de belas arquiteturas, cultura e, claro, muita história sobre Jundiaí. São monumentos religiosos e históricos, prédios tombados, praças e muitos detalhes que marcaram a cidade.

Ao caminhar pelo calçadão e pelas ruas do Rosário, Barão de Jundiaí, Marechal Deodoro e adjacências, é possível apreciar as fachadas históricas que hoje abrigam comércios, bancos e até mesmo o antigo quartel do exército. “Quando Jundiaí ainda era uma pequena cidade, a região Central abrigava os principais prédios administrativos e até mesmo as principais indústrias. Essa é uma Rota obrigatória para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história da cidade”, comenta o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

A região mais próxima da Vila Arens e Argos também faz parte da Rota, por ali  é possível visitar o Complexo Argos, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a Vila Argos que até hoje mantém a estética do século 20, quando foi construída para receber os funcionários da têxtil-industrial Argos, além da região da Ponte Torta e Esplanada Monte Castelo, carinhosamente conhecido como “Escadão”.

imagem mostra prédio do complexo Fepasa, iluminado
A bela arquitetura do Complexo Fepasa é uma das atrações da Rota do Centro Histórico

Outro ponto de partida pode ser a região próxima ao Complexo Fepasa que apresenta também muitos prédios carregados de história e saudosismo da época da Cia. Paulista. Os amantes da cultura podem fazer um trajeto especial pelo Corredor Cultural da Rua Barão para visitar o centenário Teatro Polytheama, o Museu Histórico Solar do Barão, a Pinacoteca (que será reaberta nas próximas semanas), entre outros pontos.

“Muitos jundiaienses passam pelo Centro apenas dentro de veículos, ou na correria enquanto fazem compras no centro comercial. Convidamos que passeiem pelas ruas, caminhando, com tempo para apreciar e conhecer mais sobre nossa história”, convida a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.

O site das Rotas Turísticas conta com informações sobre a Rota do Centro Histórico, onde o visitante pode conhecer mais sobre a grande diversidade de atrativos do Centro Histórico e ainda pode organizar seu próprio roteiro, que pode incluir passeios em uma ou mais rotas. Além disso, ao clicar no link Turismo Jundiaí, é possível ter acesso às opções de hospedagem e possibilidades de vivências na cidade.

Siga as Rotas também no Instagram: @rotadocastanho @rotadocentrohistorico @rotadaculturaitaliana @rotadaterranova @rotadauvaoficial  @rotadovinhojundiai

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/08/rota-do-centro-historico-oferece-uma-viagem-ao-tempo-e-a-historia-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original