Atividades de promoção da Saúde são ampliadas nas UBSs

Publicada em 09/08/2021 às 10:03

Desde o ano passado, com o agravamento da pandemia do Novo Coronavírus, as atividades coletivas de promoção da Saúde realizadas pelas equipes das Unidades Básicas com o apoio das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foram adequados para as regras sanitárias exigidas. Com a melhoria dos indicadores da COVID-19, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) retoma gradativamente as atividades coletivas, de maneira escalonada e preservando as medidas de segurança contra o Novo Coronavírus.

Na UBS Vila Ana, a equipe NASF manteve, ao longo de todo o período de pandemia, atendimentos individualizados, de maneira presencial ou remota. Nesta semana, atividades com grupos reduzidos foram colocadas em prática. O casal Mislene Alves Soares de Lima, 43 anos e Mario Celso de Lima, 45 anos, que se recupera de sequelas da COVID-19, passou por atendimento em com a fisioterapeuta e com o educador físico.

Fisioterapeuta Cristina Padoin, do NASF, inicia a orientação ao casal cm aferição da saturação da oxigenação do sangue

“Meu marido ficou 12 dias internado por conta da COVID-19 e eu também peguei, mas não precisei de internação. Outros parentes também foram acometidos. Meu cunhado está há mais de 20 dias internado. As atividades passadas pela equipe da UBS ajudaram muito, pois começamos a expectorar. Sabemos que temos uma caminhada a seguir, pois ainda ficamos muito cansados, e meu marido teve perda de força”, comenta a mulher.

De acordo com a coordenadora dos NASFs de Jundiaí, Pamela Mango, atualmente, as sete equipes multidisciplinares realizam, em média, 2.500 mil atendimentos/mês, de maneira individualizada. “Com a melhoria do cenário da pandemia, as atividades em pequenos grupos também passam a ser inseridas na programação. A retomada é feita de acordo com o perfil da comunidade e das necessidades identificadas para a promoção da saúde dos usuários”, comenta.

Para saber o cronograma de atendimentos, basta entrar em contato com a UBS de referência.

Educador físico orienta sobre exercícios para melhoria da respiração

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/09/atividades-de-promocao-da-saude-sao-ampliadas-nas-ubss/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original