Crianças dos abrigos e Família Acolhedora fazem visita animada ao Mundo das Crianças

Publicada em 12/08/2021 às 17:36

Quinze crianças e adolescentes acolhidos em abrigos institucionais e pelo serviço de Família Acolhedora fizeram uma visita animada ao Mundo das Crianças na tarde desta quinta-feira (12). A visita foi promovida pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura e faz parte de uma programação de visitas dos usuários dos serviços da rede socioassistencial a equipamentos públicos municipais.

O acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por conta de violação de direitos é feito a partir de decisão judicial e pode ser feito em duas modalidades. Pode ser em abrigos institucionais, no caso de Jundiaí, na Casa Transitória e na Casa de Nazaré, organizações com as quais a UGADS celebra termo de colaboração. Ou por meio do serviço de Família Acolhedora, também vinculado à UGADS. Durante o acolhimento, é realizado um trabalho junto à rede socioassistencial até o retorno à família de origem, à família extensa (parentes próximos) ou, esgotadas as possibilitadas, a adoção.

Renata participa do Família Acolhedora e acompanhou a visita com a filha Beatriz, de seis anos, e com garotinho de dois anos que está acolhendo pelo serviço no momento. “Esta tem sido uma experiência incrível. As crianças estão aproveitando demais e só não entraram nos chafarizes porque está ventando”, explica a analista de Recursos Humanos, que soube do Família Acolhedora por meio de uma amiga. “Quisemos contribuir para o crescimento de alguém”.

“Esta é mais uma visita que a UGADS realiza para os usuários da rede socioassistencial a equipamentos públicos, como forma de experiência, geração de oportunidades e criação de repertório”, explicou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Além da visita desta tarde, a UGADS já realizou também atividades das crianças e adolescentes à Guarda Municipal e uma visita do Canil aos abrigos. Em parceria com a Rede Jundiaí de Cooperação da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a UGADS iniciou nessa quarta-feira (11) uma série de visitas de crianças e jovens ao Mundo das Crianças, com a mesma proposta.

Renata soube do “Família Acolhedora” através de uma amiga

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/12/criancas-dos-abrigos-e-pelo-familia-acolhedora-fazem-visita-animada-ao-mundo-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original