Crianças de Jundiaí debatem sobre futuro pelo encerramento da Semana da Juventude
Publicada em 14/08/2021 às 13:43Profissões do futuro e as mudanças no mundo foram alguns dos pontos que as crianças do Comitê das Crianças conversaram, em reunião virtual, neste sábado (14), pelo encerramento da Semana da Juventude, com a participação da Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Branco. Além da jundiaiense, o educador Guilherme Blauth apresentou às crianças e ao gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) Marcelo Peroni, propostas sobre jardins de brincadeiras, que será o próximo trabalho a ser desenvolvido pelo grupo, para a sede do Comitê, na Vila Arens.
Após apresentação sobre as mudanças vividas pelas gerações tanto no cotidiano como nas profissões, a assessora, formada em Relações Internacionais, lembrou que Jundiaí, sendo uma Cidade das Crianças, também tem foco na internacionalização. “As ações de Jundiaí para as crianças foram apresentadas para o mundo. Isso é muito importante”, contou.
Animados com a participação, as crianças comentaram sobre quais caminhos profissionais gostariam de seguir. Além de médicos veterinários, atrizes, jardineiros, desenhistas e animadores foram citadas pelo grupo formado por 24 crianças de todas as regiões da cidade.
Jardins
O educador Guilherme Blauth, que é especialista em natureza e brinquedos cooperativos, apresentou ao grupo imagens de jardins de brincadeiras naturais. O contexto leva em consideração o meio ambiente e seus recursos para proporcionar brincadeiras e desenvolvimento para as crianças. O conceito será aplicado no jardim da sede do Comitê das Crianças, localizado na Vila Arens.
O especialista visitará Jundiaí e conhecerá o espaço juntamente com as crianças, para juntos, definirem como será o jardim que será montado no espaço. Entre as sugestões das crianças, estão o plantio de árvores frutíferas, feito por Isabelly Vitoria Estrabelo e trilhas com muitas plantas, além de brinquedos de palha, indicado por Kaillainy Oliveira Macedo. Laura Bonato fez a sugestão de ter bancos em meio a natureza para que as pessoas e as crianças possam sentar, contemplar a paisagem e desenhar.
De acordo com o gestor da UGC, a próxima reunião do grupo acontecerá nas próximas semanas, com a participação do educador. “As crianças serão incentivadas ao conceito do brincar livre, na natureza, com o que a natureza oferece. Elas escolherão o que será feito no jardim e como será feito para que não somente elas, como todas as famílias de Jundiaí possam aproveitar o espaço”, detalhou, lembrando que a sede do Comitê está localizada na área da antiga Tecelagem Japy, na Vila Arens.
Assessoria de Imprensa
-
20/12/2024
Na Sala Futuro, Conselho Municipal da Juventude faz balanço das políticas de juventude
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original