Turismo rural em Jundiaí comemora retomada e expansão

Publicada em 14/08/2021 às 15:00

O turismo em Jundiaí comemora a retomada das atividades e também os bons resultados obtidos após os períodos de portas fechadas. Pesquisa realizada pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) aponta que os empreendimentos da cidade sentem melhora no setor, 100% dos participantes registraram aumento de fluxo turístico nas últimas semanas. 

A pesquisa mostra que 83,8% dos empreendimentos identificaram que, atualmente, estão recebendo mais turistas do que no período pré-pandemia e que 54,5% dos empreendimentos já recontrataram funcionários ou contrataram mais colaboradores para esse novo período. “Sabemos que muitas famílias de Jundiaí garantem o seu sustento graças ao setor de turismo, que atende milhares de pessoas de todo o Brasil com nossos atrativos rurais. Com a vacinação está sendo possível concretizar a retomada do setor, dando esperança a quem depende do setor para viver”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Imagem mostra espaço com árvores, córrego e mesas em área aberta.
Restaurantes com espaços abertos são atrativos para os turistas

Outro ponto levantado foi que 79,2% turistas, buscam por segurança e higiene na escolha dos atrativos, bem como o cumprimento dos protocolos por parte dos atrativos turísticos. A enóloga e proprietária de restaurante na Rota da Uva, Ariana Sgarioni, comenta que na reabertura do estabelecimento algumas alterações foram necessárias. “Mudamos a área de espera para podermos atender mais mesas e respeitar o distanciamento necessário. Percebemos que por oferecermos um ambiente aberto e com as regras sanitárias vigentes, os clientes sentem mais segurança em nos visitarem”, explica Ariana.

A pesquisa mostra que 85% dos turistas buscam espaços ao ar livre e a possibilidade de permanecer mais tempo em contato com a natureza. A família Faustino, de Taboão da Serra é um exemplo que procurou por ambientes abertos. “É a primeira vez que visitamos a cidade. Decidimos o destino porque é perto de Taboão e oferece ambientes abertos e em contato com a natureza, o que não encontramos onde moramos. Os locais estão seguindo as regras de distanciamento e vamos indicar para amigos e familiares”, afirmou Robson Faustino. 

Imagem mostra mesa de madeira, com cinco pessoas sentadas em volta. Eles estão sorrindo.
Família Faustino é de Taboão da Serra e escolheu Jundiaí peças opções de locais que oferecem contato com a natureza

A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro informa que os dados coletados pela UGAAT ainda sinalizam que 62,5% dos empreendimentos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o processo de recuperação econômica de suas empresas 

O empresário Edson Sgarioni conta que percebeu também alterações no comportamento dos visitantes. “O ticket médio (gasto médio) aumentou em torno de 15% a 20% e também percebemos que as pessoas estão migrando de outras regiões turísticas para conhecer as nossas Rotas. Sentimos que há uma redescoberta do turismo”, comentou.

Imagem mostra senhor, cabelos grisalhos, máscara azul, em frente a uma estrutura de madeira e plantas ao lado.
Edson comenta que o ticket médio aumentou em torno de 15 a 20% após a retomada das atividades

O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez ainda lembra outro indicativo da pesquisa. “O turista está viajando mais em família, além de buscar motes como datas comemorativas para viajar e consumir produtos especiais como as nossas Rotas oferecem”, disse. 

Para conhecer mais sobre as Rotas Turísticas de Jundiaí, acesse o site e siga os perfis no Instagram: @rotadocastanho @rotadocentrohistorico @rotadaculturaitaliana @rotadaterranova @rotadauvaoficial  @rotadovinhojundiai

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/14/turismo-rural-em-jundiai-comemora-retomada-e-expansao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original