Caminho com diferentes texturas estimulam atividades sensoriais em alunos

Publicada em 18/08/2021 às 11:59

Água, pequenos galhos, pedras, flores, serragem, madeira, concreto, folhas, bolinhas com líquido dentro, foram algumas das diferentes texturas que os alunos do 4º ano da EMEB Maria Angélica Lorençon da Prefeitura de Jundiaí, no Corrupira sentiram ao passarem descalços pelo caminho sensorial. 

Os elementos da natureza presentes no caminho foram recolhidos na própria escola, em seguida separados e classificados pelas próprias crianças. Antes de entrar no caminho com as diferentes texturas, as crianças higienizaram os pés com álcool em gel. 

imagem mostra caminho com diferentes tipos de materiais em cada espaço, há bolinhas coloridas, pequenas pedras, folhas secas, bloco de concreto.
Caminho estimula a percepção sensorial pelos pés das crianças

Melissa passou pela primeira vez na trilha e, ao pisar nas folhas secas, prestou atenção aos sons quando os pés tocavam o material para eleger o favorito. “Eu gostei principalmente das bolinhas com líquido dentro. A pedra é muito dura”, Melissa Rodrigues da Costa, 8 anos.

Após sair da trilha, as crianças tiveram os olhos vendados e com talheres descartáveis cada aluno foi estimulado a descobrir qual fruta estava comendo, mas pelo olfato ou paladar. Bianca de Souza, 8 anos, aprovou a trilha e o teste de descobrir qual era a fruta experimentada. “No caminho, gostei, principalmente dos mais fofinhos, mas as pedrinhas não são tão legais. Com relação às frutas, eu descobri que era morango somente pelo cheiro”, contou a garota. 

menina de uniforme azul, com pano amarelo vendando os olhos. Mulher com roupa com manga rosa dá morango para a menina experimentar
Bianca descobriu a fruta antes de experimentar, quando sentiu o cheiro do morango

A ideia de montar as atividades sensoriais partiu das educadoras Mirella André Matos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Maria Lígia Alves Pellizzer Marin, por conta de dois alunos da escola. “Dois dos nossos alunos têm espectro autista, um deles é hipersensível e o outro tem dificuldades em experimentar novos alimentos. Frente a isso, começamos a pensar em atividades para ajudá-los. Além disso, durante o período de ensino remoto, as crianças tiveram pouco estímulo e resolvemos abrir a atividade para todos para que os alunos possam prestar atenção não somente ao visual, mas também às texturas, aos outros sentidos”, comentaram as educadores. 

As atividades estão em consonância com as premissas da Escola Inovadora “O caminho sensorial une as atividades ao ar livre e o compromisso com a Educação Inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos e todas”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

imagem mostra mulher, com avental rosa, ela leva criança, com uniforme azul por caminho que tem pedras, flores amarelas.
Professora Mirella iniciou a ação para alunos de Educação Inclusiva e ampliou para todos os estudantes

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/18/caminho-com-diferentes-texturas-estimulam-atividades-sensoriais-em-alunos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original