Primeiro grupamento feminino da Guarda Municipal completa 30 anos e recebe homenagem

Publicada em 19/08/2021 às 18:48

O primeiro grupamento feminino da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) recebeu uma homenagem e certificado da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) nesta quinta-feira (19), data em que o grupo completa 30 anos de existência. Das cinco guardas que ainda integram a corporação, três ocupam cargos de chefia.

Segundo Carla Basson, que é a primeira gestora mulher a assumir a UGSM, trabalho das guardas deve ser enaltecido. “São trinta anos de muito trabalho, período em que tiveram que superar muitas barreiras e preconceitos em setores até então formados por homens”.

Seis mulheres com máscaras, algumas com uniformes policias, em foto posada em frente a uma parede com mosaico com símbolos
Das cinco guardas que ainda integram a corporação, três ocupam cargos de chefia

 O Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, parabenizou as guardas femininas e ressaltou a importância delas nos dias de hoje. “É fundamental o trabalho delas. Hoje temos guardas em todos os setores da GM e ainda com integrantes nas especializadas Apoio Tático e Canil”.

Uma das cinco homenageadas, Solange Bielça, hoje subinspetora e responsável pela manutenção da frota de viaturas, comenta a evolução dos trabalhos e as conquistas das mulheres dentro da corporação. “Em 1991, logo após a formação, fomos para o patrulhamento, porque o comandante da época acreditava em nosso potencial e conseguimos concluir muitas ocorrências com sucesso, sem a participação masculina”.

O advogado criminalista Dr. Tarcísio Germano de Lemos, comandante da GM em 1991, lembra como foi a formação das mulheres na GMJ. “A formação das primeiras guardas contou com aulas de Direito, defesa pessoal e tiros, e não demorou muito para efetuarem a primeira prisão, mostrando a predisposição para abordagem e detenções”.

Atualmente há na GMJ há 41 mulheres, destacadas em todos os setores de trabalho da corporação.

Foto antiga de mulheres perfiladas, usando uniformes policiais, com os braços direitos levantados
Grupamento completou 30 anos nesta quinta (19)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/19/primeiro-grupamento-feminino-da-guarda-municipal-completa-30-anos-e-recebe-homenagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original