Com aumento de 24% na coleta de resíduos em ecopontos, Jundiaí chega à média mensal de 555 toneladas em 2021

Publicada em 20/08/2021 às 07:10

Jundiaí ampliou a coleta de materiais recicláveis através de seis ecopontos instalados em diferentes regiões da cidade. Nos primeiros sete meses de 2020 foram retiradas uma média mensal de 447 toneladas de resíduos desses equipamentos. No mesmo período de 2021, a quantidade saltou para 555 toneladas – um aumento de 24%.

Esse crescimento é possível graças a investimentos da Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos. Há dois meses foi inaugurado o Ecoponto Residencial Jundiaí e mais dois estão sendo construídos – o Vila Nambi (na rua Marquês de Maricá) e o Cidade Nova (na rua Doraci Camargo Alegre), ambos orçados em R$ 200 mil. O da Vila Nambi fica em frente à Emeb Janet Ferreira Prado, será entregue ainda este ano e poderá abrigar de 12 a 15 caçambas para receber o material descartado – como entulho, madeira, gesso, vegetação e recicláveis em geral.

Madeira levada ao Ecoponto Residencial Jundiaí pelo marceneiro Márcio Padilha, que elogiou o espaço

“Nossa cidade está crescendo e se desenvolvendo sem deixar de investir na proteção ao meio ambiente, em formas inteligentes de descarte de resíduos e em equipamentos que permitem às pessoas ter opções para descartar o que antes poderia ter uma destinação errada”, avalia o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Em Jundiaí, nosso trabalho e nossos programas de governo estão alinhados aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), o que torna essencial o investimento em ações ecologicamente corretas.”

O gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, lembra que ao longo de 2020 Jundiaí recolheu 5,8 mil toneladas de resíduos através de seus ecopontos e, levando em conta o que já foi recolhido este ano (3,8 mil toneladas em sete meses), haverá aumento. “Trabalhamos com estratégia e inteligência, com a troca diária de caçambas que são levadas para o Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Ali, todo esse material é separado e, em muitos casos, reaproveitado”, explica Rosa. Com a inauguração do Ecoponto Residencial Jundiaí, na rua Rubens Antonio Cursio, 71, o número de caçambas substituídas nos equipamentos têm crescido: em janeiro deste ano foram 209; em julho, 253.

Caminhão do serviço público se prepara para deixar o local com a caçamba cheia, rumo ao Geresol

Quem descarta
Com mais ecopontos, melhor para quem precisa fazer o descarte. “É maravilhoso poder ter um espaço como este em nosso bairro”, diz o marceneiro Márcio Padilha, sobre o Ecoponto Residencial Jundiaí, no qual, na companhia de um amigo, levou diversos itens para serem jogados nas caçambas, como pedaços de móveis e sobras de materiais da reforma. “Antes eu tinha que ir até o Geresol e agora ficou muito melhor.”

O pedreiro Fabiano de Souza mora há 9 anos no Residencial Jundiaí e está reformando sua casa. A instalação do ecoponto, diz ele, veio a calhar. “É muito mais fácil para fazer o descarte quando se tem um espaço assim perto de casa.”

Atualmente, há ecopontos nos seguintes locais:

  • Geresol (avenida Yamashita Yukio, 1268, Distrito Industrial)
  • Jardim do Lago (rua Geraldo Santos, 195, Jardim do Lago)
  • Jardim Tamoio (rua da Mina, s/no)
  • Jardim Tarumã (rua Rio de Janeiro, s/n)
  • Morada das Vinhas (Parque Ecológico José Roberto Mota ‘Barroca’ – rua Uva Niagara 376)
  • Residencial Jundiaí (rua Rubens Antonio Cursio, 71)
Em obras: novo Ecoponto Vila Nambi será inaugurado este ano, com espaço para receber até 15 caçambas

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/20/com-aumento-de-24-na-coleta-de-residuos-em-ecopontos-jundiai-chega-a-media-mensal-de-555-toneladas-em-2021/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original