Conferência de Assistência Social conclui trabalhos com propostas e desafios para os próximos anos

Publicada em 20/08/2021 às 18:48

A 12ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social foi finalizada na manhã desta sexta-feira (20), após atividades, palestras e debates em grupos temáticos sobre o “Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Participaram dos três dias de programação cerca de 100 pessoas, entre servidores da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários da Assistência e representantes do Poder Público e de Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras.

Além das propostas para execução pelas esferas municipal, estadual e federal, foi realizada na Conferência a eleição dos delegados que representarão Jundiaí na etapa estadual, prevista para ser realizada também de modo on-line, em outubro. Os delegados eleitos foram Renata Stoqui, do Fórum dos trabalhadores do SUAS; Marina Gonçalves Neto, representante dos usuários; e, do Poder Público, a gestora da UGADS, Maria Brant; e o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo. Ainda este ano, após a etapa estadual da Conferência, será realizada ainda a etapa nacional.

Usuária do Jardim Novo Horizonte, Marina Gonçalves Neto foi uma das eleitas para representar o Município na etapa estadual do Conferência

O documento final da Conferência elenca dez propostas para o Município, cinco para a esfera estadual e outras cinco para a esfera federal. Entre as propostas que serão entregues ao Poder Executivo municipal estão determinações para orçamentos, chamamentos públicos, projetos socioassistenciais, benefícios sociais emergenciais, repasses para as Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras, aprimoramentos nos serviços e instalações prestados por equipamentos como os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Cadastro Único, a articulação das políticas socioassistenciais com as demais políticas e a composição da equipe técnica dos serviços da rede socioaassistencial.

O presidente do CMAS, Rodrigo Pierobon, fez um balanço positivo. “Este foi o primeiro evento deste porte que realizamos na modalidade on-line, e apesar das limitações, foi muito positivo. Vencemos o desafio da parte tecnológica com o apoio da UGADS e recebemos muitos elogios dos participantes. O próximo passo é entregar as propostas ao Poder Executivo”.

Maria Brant também fez um balanço positivo do trabalho realizado nos últimos dias. “Dadas as condições impostas pela pandemia, esta foi uma Conferência muito exitosa, tanto do ponto de vista do número de participantes quanto da qualidade do debate realizado. Saímos dela muito felizes por ver que há muito de alinhamento entre as propostas debatidas e o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, cuja construção pela Prefeitura encontra-se em seus momentos finais para conclusão”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/20/conferencia-de-assistencia-social-conclui-trabalhos-com-propostas-e-desafios-para-os-proximos-anos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original