UGMT informa mudanças no Código de Trânsito para motociclistas

Publicada em 20/08/2021 às 11:18

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, por meio do Programa Laço Amarelo, informa algumas mudanças realizadas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em abril deste ano, com foco nos motociclistas. No entanto, todos que transitam pelas vias de Jundiaí devem estar atentos às regras.

Moto circula por avenida de Jundiaí
Uma das mudanças é a punição para quem trafega com a viseira levantada

“Em março deste ano, a Prefeitura de Jundiaí fez a adesão ao Programa Laço Amarelo, voltado para reduzir acidentes de trânsito investindo na educação dos motoristas da cidade”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “E um dos nossos focos principais, quando se tratam de informações sobre segurança e educação no trânsito, é o motociclista.”

Uma das alterações no CTB é o aumento da idade mínima para transportar crianças em motocicletas, motonetas e ciclomotores, que passou dos 7 anos para 10 anos. A proposta é proteger as crianças. “O ideal é que cada adulto avalie se a criança com dez anos ou mais tem habilidade para ser um garupa”, informa Aloysio. Destreza, agilidade, entender os movimentos do motociclista são essenciais para a segurança do garupa. Se a criança nunca subiu em uma motocicleta, o ideal é treinar com ela em local seguro, antes de sair pelas ruas e avenidas.

Outra mudança foi a punição para quem trafega com a viseira levantada, um item feito para a segurança do motociclista. Pedras, insetos, objetos muito pequenos podem atingir os olhos se a viseira estiver levantada e levar a um acidente. Um alerta importante é trocar a viseira do capacete, caso ela esteja riscada ou trincada.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/20/ugmt-informa-mudancas-no-codigo-de-transito-para-motociclistas/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original