Final de semana contou com 24 acionamentos para fogo em mato e em áreas urbanas

Publicada em 23/08/2021 às 12:03

Entre sexta-feira (20) até o início da manhã desta segunda-feira (23), Jundiaí registrou 24 focos de fogo em mato e em áreas urbanas. Dois ocorreram em área de pastagem, próxima à região da ETEC Benedito Storani. A área da Serra do Japi, em Jundiaí, é monitorada pelas equipes da Guarda Municipal de Jundiaí e Defesa Civil para identificar e combater qualquer foco.

A Defesa Civil de Jundiaí informa que os locais foram vistoriados e seguem sendo monitorados. “Na região da ETEC, inclusive, foi verificada a necessidade de aumentar os aceiros, o que será feito para ajudar na contenção. Já a Serra do Japi, registra incêndios de grandes proporções em dois pontos fora de Jundiaí (Jordanésia e Cabreúva). A Divisão Florestal da GMJ está nas divisas monitorando e ao primeiro sinal de que os ventos estão trazendo os focos para o município, as equipes entram em ação e fazem o acionamento do Grupamento dos Bombeiros e da nossa Força Tarefa da Operação Estiagem”, informa o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez.

De acordo com a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), órgão que tem a atribuição de proteger e fiscalizar a Serra do Japi, os dois incêndios no Território de Gestão da Serra do Japi atingiram áreas pastagens que totalizaram 50 mil metros quadrados. Os focos foram visualizados pelas câmeras de monitoramento e as informações foram retransmitidas às equipes. A GMJ, além do apoio dos bombeiros, contou com auxílio de voluntários da Mata Ciliar e com equipes da DAE e da Força Tarefa para conter o fogo.

Os locais foram vistoriados e seguem sendo monitorados

O município não registra chuva há 23 dias, com isso o acumulado de agosto é de zero milímetros. O volume esperado para todo o mês, considerando a média dos últimos 9 anos, é de 47 mm. Em julho, choveu 33 mm, enquanto o esperado era 58 milímetros. O município também tem registrado baixo índice de Umidade Relativa do Ar (URA), que somada à temperatura elevada, vento e ações como jogar bituca de cigarro, queimadas favorecem e possibilitam o aparecimento de incêndios.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/23/final-de-semana-contou-com-24-acionamentos-para-fogo-em-mato-e-em-areas-urbanas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original