Rede socioassistencial tem palestra sobre Prevenção à Violência com especialista da ONU Mulheres

Publicada em 24/08/2021 às 17:15

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveu, em parceria com a ONU Mulheres, escritório da Organização das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das meninas e mulheres, uma palestra sobre o trabalho da entidade na prevenção da violência. O encontro on-line, realizado na manhã desta terça-feira (24), contou com a participação especial da analista de políticas do escritório da agência em Nova York, Michelle Mendes Meirelles Silva, que tem vasta experiência e compartilhou o trabalho que tem desenvolvido para o tema.

A atividade é mais uma ação promovida pela Prefeitura para a programação do “Agosto Lilás”, campanha criada a partir da Lei Maria da Penha para o enfrentamento à violência. Participaram do encontro os servidores da UGADS e outros integrantes da rede socioassistencial do município.

Michelle apresentou os diversos segmentos de atuação da ONU Mulheres para igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas

Michelle apresentou os diversos segmentos de atuação da ONU Mulheres para a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, e frisou os aspectos importantes sobre a prevenção. “O combate pela prevenção é um assunto recente, pois sempre o foco foram os resultados imediatos. A prevenção, no entanto, depende de investimentos, pesquisa, planejamento rigoroso e indicadores. E a efetividade de seus resultados dependem ainda dos contextos e fatores de riscos envolvidos. E é nisso que a prevenção se difere dos demais tipos de intervenções”.

Para a gestora-adjunta da UGADS, Franciellem Germano, encontro foi um privilégio. “A abordagem sobre a prevenção da violência contra a mulher pela Michelle foi uma experiência muito enriquecedora, um privilégio para a nossa rede, que está focada em implementar políticas públicas efetivas contra este tipo de violência, que cada vez mais faz vítimas em todo o mundo”.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, agradeceu a palestrante por ter aceitado o convite. “ A fala da palestrante está muito alinhada com o que trabalhamos como preventivo pela Proteção Básica e trouxe à rede muita reflexão, mas também muita calma. Primeiramente, pois, diante da angústia com que nos deparamos com os casos de violência e violação queremos uma resposta imediata e ela explicou que a construção envolve o longo prazo para que seja efetiva. Além de ela ter reforçado a importância do trabalho em parceria com as lideranças e potências locais. Agradecemos a participação da Michelle, afinal, não é todo dia que temos um profissional da ONU falando conosco”.

Na ocasião, também foram apresentadas a Michelle as iniciativas de Jundiaí no enfrentamento à violência contra a mulher, entre elas o programa “Por Onde Andei”, que trabalha com homens agressores.

Representantes dos diversos serviços e equipamentos da UGADS puderam participar da atividade

Mais programação
Sobre a lei Maria da Penha e o enfrentamento e prevenção à violência contra as mulheres estão previstas uma atividade para servidores públicos municipais na próxima segunda (30) e mais uma atividade da série de lives “Especial Mulher” na terça-feira (31), 19h30, realizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e pela Assessoria de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/24/rede-socioassistencial-tem-palestra-sobre-prevencao-a-violencia-com-especialista-da-onu-mulheres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original