Mensagens sobre a importância do cuidado com a Infância iluminam e dão cores à Ponte Torta

Publicada em 25/08/2021 às 19:20

Mensagens sobre a importância do olhar atento para a Primeira Infância coloriram a Ponte Torta na noite dessa terça-feira (24). A projeção luminosa é uma ação da Rede Urban95 em dez Municípios que compõem a rede no Brasil e faz parte da programação do Agosto Dourado, celebrado pela primeira vez no País como Mês da Primeira Infância.

A iniciativa, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí por meio do programa municipal Cidade das Crianças, é uma idealização da fundação holandesa Bernard van Leer, realização do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com a Allma Hub Criativo.

O cronograma de intervenções começou por Brasília (Distrito Federal) na noite do domingo (22), com projeções sobre o Congresso Nacional, e segue até a próxima terça-feira (31), passando por outros nove dos 24 Municípios que compõem a Rede, para a qual Jundiaí foi selecionada em julho do ano passado. Como compromisso pela Primeira Infância, Jundiaí aderiu ainda à campanha Pé de Infância, iniciativa pela mudança no olhar e nas perspectivas dos cidadãos e do Poder Público para o tema.

Homem adulto e jovem de costas, conversando sobre gramado, com prédios ao fundo e uma ponte de tijolos à vista iluminada, onde se vê escrito a palavra "Brincar" e desenhos de linhas e foguete
Para Peroni, ação agregou a atenção à Primeira Infância e à preservação do Patrimônio

A representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, explica o motivo da inclusão de Jundiaí no cronograma de intervenções. “Jundiaí é um dos Municípios que mais bem abraçaram a Rede. Todas as propostas que apresentamos ao prefeito Luiz Fernando Machado e sua equipe cresceram e floresceram, igual ao Pé de Infância. Esta intervenção na Ponte Torta tem três aspectos fundamentais: reafirma o compromisso da Prefeitura e do Município com a agenda da Rede; recorda a comunidade que ela faz parte do processo; e celebra um ano desde o anúncio da parceria de Jundiaí com a Rede. Já firmamos um novo compromisso pelo diálogo, assessoria técnica e capacitação, já que em Jundiaí vemos muito potencial e queremos regá-lo ainda mais para que ele apareça para o mundo”.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, um dos articuladores na Prefeitura sobre temas relativos à Infância, fez um balanço positivo da intervenção. “Com a proposta de chamar a atenção para a importância de cuidar da Infância, a intervenção foi muito positiva e bem-sucedida. Ela conseguiu ainda aliar dois importantes aspectos, que foi o de mostrar este importante patrimônio municipal, já que estamos também realizando o Mês do Patrimônio na cidade, e de levar até este patrimônio a referência do brincar, cantar e resgatar as histórias”.

Atualmente 24 Municípios integram a Rede Urban95, iniciativa global que busca incluir a perspectiva de uma criança de três anos de idade (que, em média, tem até 95 centímetros de altura) e de seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/25/mensagens-sobre-a-importancia-do-cuidado-com-a-infancia-iluminam-e-dao-cores-a-ponte-torta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original