9º Simpósio sobre o Patrimônio chega ao fim com debates sobre Turismo, território e educação patrimonial
Publicada em 27/08/2021 às 18:05Com debates sobre os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 nos segmentos do Turismo, território e educação patrimonial, a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial e chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (27). Com programação on-line, as atividades integraram o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021, e trouxeram palestras e mesas-redondas, com as participações de pesquisadores, acadêmicos, profissionais de diversas áreas e interessados.
O Simpósio foi uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), das Faculdades de Tecnologia e Ciências (Fatec) de Itu e de Jundiaí, e do Centro Paula Souza (CPS), e contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Além da apresentação de 20 trabalhos acadêmicos de interessados inscritos nos eixos propostos, a programação do Simpósio trouxe palestras sobre temas como: Turismo e patrimônio em tempos de pandemia, planejamento urbano e memória ferroviária, formação técnica e tecnológica, desafios de gestão, projetos e boas práticas da Educação Patrimonial, uso de recursos naturais e patrimônio, entre outros.
O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, agradeceu a participação de todos e fez um balanço positivo das atividades. “A participação dos profissionais, estudiosos e pesquisadores elevou a discussão para níveis muito altos e revelou possibilidades e caminhos para o Poder Público. Os impactos da pandemia ainda são muito presentes, mas fica uma mensagem de otimismo, ao identificarmos tantos bens cuja proteção deve ser mantida e tantos novos patrimônios, lugares e memórias sobre os quais ainda devemos atribuir novos valores. Aproveito para parafrasear a professora Renata Cardias, que disse que ‘sem Cultura não há Turismo. Eu diria que sem Cultura não há vida. Agradeço novamente a todos e espero revê-los aqui, em um mundo com condições muito melhores de saúde, no Mês do Patrimônio 2022 e no 10º Simpósio sobre o Patrimônio”.
Encerramento do Mês do Patrimônio
A programação encerra-se neste sábado (28). No período da manhã, serão realizadas três visitas técnicas à Casa Rosa para interessados previamente inscritos. Já a partir das 19h, no Teatro Polytheama, será realizado o espetáculo “Tango Instrumental”, com o Trio Calesita. Esta será a primeira atração a vir ao Município pelo Programa estadual #JuntosPelaCultura2021, em que Jundiaí foi contemplada. Os interessados gratuitos podem ser solicitados pela internet. A atração terá transmissão ao vivo pelos canais da Cultura no Facebook e no YouTube.
Toda a programação realizada pode ser conferida no hotsite do Mês do Patrimônio.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original