Exposição “Jundiaí Terra da HQ” reunirá 28 artistas na Pinacoteca

Publicada em 27/08/2021 às 18:05

Numa realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) será aberta neste sábado (28), às 10h, a exposição “Jundiaí Terra da HQ”. A mostra, que será realizada no piso superior da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, irá reunir obras de 28 artistas quadrinistas, veteranos e iniciantes, com a curadoria de Ede Galileu.

De acordo com Ede, as Histórias em Quadrinhos (HQ), também conhecidas por gibis, arte sequencial e nona arte, têm papel importante tanto para a Cultura quanto para a Educação.

“O mercado brasileiro de HQ – continuou Galileu – não é tão sólido como o norte-americano, japonês ou europeu. Porém, há alguns anos, a publicação autoral independente cresceu muito, revelando talentos e ótimas obras para todo tipo de público”.

A região de Jundiaí também contribui para essa produção e, segundo o curador, alguns artistas são nascidos na cidade, outros vieram de fora e até mesmo um dos maiores nomes da HQ nacional que faleceu em 2008, o artista Gedeone Malagola, foi importante para esse reconhecimento.

Na exposição “Jundiaí Terra da HQ” o público poderá conferir obras dos seguintes quadrinistas:  Paulo Trilho, Michel Ramalho, Podre Flores, Claudio de Albuquerque, Celio Luigi, Denis Miranda, Marco A. Cortez, Carlos Ruas, Paulo Borges, Fernanda Brahemcha, Patrícia Haruno, Alex Germiniasi, Ede Galileu, Dadí, Chris Machado, Rodolfo Bonamigo, Silvio Romão, Gedeone Malagola, Tom Ribeiro, Caio José, Davi Junior, Alexandra Vieira, Wolf Lewis, Renato Martins Zacarias, Sander Jr., Valdir Costa, Hugo Nanni e Fabio Cobiaco.

Dois garotos sentados fazem desenho com lápis sobre caderno de folhas em branco, com uma revista em quadrinhos sobre a mesa
Exposição irá reunir 28 artistas quadrinistas (foto tirada antes da pandemia)

Abrindo espaços
Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni a exposição dos artistas de HQ de Jundiaí é uma oportunidade para que o público conheça o potencial desse segmento artístico da cidade. “Quando Jundiaí recebe a exposição ‘Chico Bento – 60 Primaveras’, de Mauricio de Sousa, um ícone do HQ, reabrindo a Pinacoteca, entendemos que ter as duas mostras simultaneamente proporciona ao público conhecer essa manifestação artística e ao artista de expor sua arte, sendo essa a nossa proposta de trabalho na Unidade de Gestão que é a de valorização dos nossos talentos”, finalizou.

“Jundiaí Terra da HQ” poderá ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada franca. O acesso às visitas será controlado na entrada, com lotação máxima de até 50 pessoas, conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC). Estão também confirmadas todas as medidas de segurança, como o distanciamento social, uso de álcool gel e uso obrigatório de máscaras.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/27/exposicao-jundiai-terra-da-hq-reunira-28-artistas-na-pinacoteca/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original