Prefeitura inicia entrevistas e dinâmicas com pré-selecionados para o Benefício Emergencial

Publicada em 27/08/2021 às 14:54

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, realiza ao longo desta semana uma série de entrevistas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com os pré-selecionados ao “Benefício Social Emergencial”.

As atividades envolvem a aplicação de entrevistas, dinâmicas, técnicas de vivências, habilidades de comunicação, repertório de conhecimentos e formação, a fim de realizar o cruzamento de dados e destinar o beneficiário em potencial para a realização da Jornada Colaborativa, contrapartida prevista pelo benefício em equipamentos públicos municipais culturais e esportivos.

A dinâmica no Cras Novo Horizonte foi realizada na quadra coberta do equipamento

Aprovado no início do mês, o benefício de caráter temporário será destinado a 1.450 pessoas, nos segmentos Jovens, Adultos e Idosos, impactadas pela pandemia, conforme levantamentos da UGADS. No total, o benefício contará com R$ 1,7 milhão em investimentos na forma de transferência de renda. Com exceção de parte do público Idoso, todos os beneficiários terão como compromisso contrapartidas definidas pela Prefeitura: as Jornadas Formativas, realizadas em parceria com a plataforma “1 Milhão de Oportunidades” do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com a Escola de Gestão Pública (EGP); e as Jornadas Colaborativas, com a prestação de serviços nos equipamentos das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Esporte e Lazer (UGEL).

“Neste momento em que a pandemia inviabilizou a vida financeira das famílias, este benefício é uma forma de a Prefeitura estender as mãos e demonstrar a sua preocupação no cuidado com as pessoas, garantindo um mínimo de condições e a segurança alimentar dessas famílias”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

A gestora da UGADS, Maria Brant, reforça a importância das contrapartidas previstas pelo Benefício. “Além da formação dos beneficiários, a contrapartida na forma de Jornada Colaborativa também tem como objetivo dar aos beneficiários formações importantes, principalmente no segmento da Economia Criativa. Eles poderão atuar no receptivo de museu, restauro de documentos, catalogação de arquivo, jardinagem, apoio em camarins, serviços de ajudante geral e monitorias. Todos esses segmentos que vêm recebendo muito destaque na geração de emprego e renda e que podem se tornar as profissões desses beneficiários no futuro”.

Vanessa Ferreira está grávida e foi uma das pré-selecionadas. Ela participou na tarde dessa terça-feira (24) das dinâmicas realizadas no Cras no Jardim Novo Horizonte, bairro onde mora com o esposo e dois filhos. “Até antes da pandemia eu era auxiliar de Logística. Além da formação que vamos receber, este dinheiro será muito importante para comprar comida para as crianças, pois estamos muito apertados e o dinheiro falta”, comemorou.

Para Vanessa, o valor do benefício irá ajudar na compra de alimentos para a casa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/27/prefeitura-inicia-entrevistas-e-dinamicas-com-pre-selecionados-para-o-beneficio-emergencial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original