Acolhidos pela Casa Transitória visitam a Guarda Municipal e se divertem com apresentação do Canil
Publicada em 28/08/2021 às 10:00As crianças e adolescentes acolhidos pela Casa Transitória tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (27). Com direito a explicações guiadas pelos guardas, eles conheceram as instalações da Guarda Municipal de Jundiaí no Complexo Fepasa, percorrendo desde as instalações administrativas do espaço, como o Centro de Controle Operacional e o Canil.
A Casa Transitória e a Casa de Nazaré, que também já realizou a mesma visita há algumas semanas, são organizações da sociedade civil (OSC) com as quais a Prefeitura celebra, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), termo de colaboração para abrigamento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. Durante o acolhimento, motivado por decisão judicial por conta de violação de direitos, é realizado um trabalho junto à rede socioassistencial até o retorno à família de origem, à família extensa (parentes próximos) ou, esgotadas as possibilitadas, a adoção.
O ponto alto da visita foram as demonstrações do Canil, que atualmente conta com 17 cachorros – um Rottweiler, um Bloodhound, dois Labradores e 13 da raça Pastor Belga-Malinois. Os visitantes assistiram a demonstrações com os cães, como busca por faro, identificação de objetos e de pessoas, e puderam tirar suas dúvidas. Isso tudo além de uma pausa para brincar e fazer carinho nos cachorros.
Uma das visitantes, uma adolescente de 15 anos, gostou tanto de conhecer o Canil que ficou “até com vontade de levar um dos cachorros embora”. Outro visitante, de nove anos, também ficou impressionado com os cachorros. “Gostei tanto dos pequenos quanto dos grandes. O mais legal foi conhecer as casinhas onde eles dormem”.
A proposta desta visita está inserida em uma série de atividades que temos promovidos com os usuários da rede socioassistencial para que eles conheçam os serviços e equipamentos municipais. Dessa forma trabalhamos a mudança de perspectiva e de pertencimento. Tudo começou em junho deste ano, quando uma das acolhidas que sonhava em ser policial realizou seu sonho de conhecer a GMJ. Desde então, promovemos tanto a visita do Canil aos abrigos como visita dos acolhidos à sede da corporação e a outros espaços, como o Mundo das Crianças”, explicou a gestora da UGADS, Maria Brant.
A gestora da Unidade de Segurança Municipal, coronel Carla Basson, reforçou que as portas da Unidade e da corporação seguem abertas para estas visitas. “Ficamos felizes em receber este grupo nesta manhã, pois é mais uma forma de compartilhar a nossa preocupação e nossa meta de sempre realizar um serviço de excelência com a sociedade. Nosso papel, de levar paz e tranquilidade à população, é algo que as Forças de Segurança desempenham com muita boa-vontade. Por isso, nossas portas seguem abertas para que vocês venham nos visitar.
Para a educadora social da Casa Transitória Maria Cristina Fernandes, a visita é importante para que os abrigados conheçam novas realidades. “Este contato com as instalações da GMJ e com os guardas é importante para a mudança de perspectivas. Eles conheciam os agentes policiais somente pelo ângulo da abordagem policial e hoje puderam conhecer um outro lado”.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
Segurança Pública Municipal investe em procedimentos operacionais padrão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original