Jundiaí recebe a 1ª exposição exclusiva do personagem Chico Bento
Publicada em 28/08/2021 às 14:04Com a participação por vídeo chamado do cartunista Maurício de Sousa, foi aberta, na manhã deste sábado (28), a exposição “Chico Bento – 60 Primaveras”, a primeira exclusiva do personagem e que marca a reabertura da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, após as fases mais restritivas da pandemia da Covid-19. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 27 de outubro.
Por conta da pandemia, Maurício de Sousa não esteve presente fisicamente, mas participou à distância. “Jundiaí foi uma das primeiras cidades onde publiquei minhas tirinhas. Estou muito feliz por vocês receberem a exposição tão linda do meu filhote, Chico Bento”, afirmou o cartunista.
O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, comemora a reabertura da Pinacoteca com uma exposição voltada para as crianças. “Jundiaí é a cidade das crianças e reabrir este espaço com uma exposição do Maurício de Sousa e tão brasileira é uma grande felicidade. Além de ter um significado especial para as crianças, também é muito representativa para os adultos que vivenciaram as histórias do Maurício em suas infâncias”, declarou Marcelo.
A abertura contou com poucos convidados como crianças representantes do Comitê das Crianças. Samuel Gomes, 12 anos, foi acompanhado da mãe, Luciana Antunes, que se emocionou ao entrar na exposição. “A minha mãe me alfabetizou ao ler as histórias do Maurício de Souza e o meu preferido é o Chico Bento. Que bom poder participar desse momento com meu filho”, contou Luciana. Samuel complementou dizendo que gostou da exposição por poder conhecer como era o Chico nas versões anteriores, assim como a casa dele e a sala de aula onde ele estudava”, afirmou o membro do Comitê das Crianças.
“Chico Bento – 60 Primaveras” tem a curadoria de Jacqueline Mouradian. “Essa é a primeira exposição exclusiva do Chico Bento e também a primeira da Maurício de Souza Produções após o início da pandemia. Aqui apresentamos a linha do tempo do Chico, como também todos os personagens da turma e detalhes como a prova em que ele tirou zero. A ideia é que as pessoas se sintam inseridas no universo desse personagem tão amado por todas as faixas etárias e que ama e protege o meio ambiente”, disse.
Mais histórias em quadrinhos
No andar superior da Pinacoteca, os fãs de histórias em quadrinhos ainda podem visitar a exposição “Jundiaí Terra da HQ”, que tem a curadoria de Ede Galileu. A mostra no piso superior do espaço, reúne 38 obras de 28 artistas, quadrinistas veteranos e iniciantes no mundo da HQ.
A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes fica aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas. O acesso é controlado na entrada com lotação máxima de até 50 pessoas. A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original