Com 90 pontos de wi-fi gratuitos e outros investimentos, Jundiaí se projeta como Cidade Inteligente

Publicada em 29/08/2021 às 08:00

A ajudante geral Barbara Barbosa gosta de frequentar os jardins do Solar do Barão, no Centro de Jundiaí. Além do ambiente belo e agradável, mais um item a leva ao local: a rede de wi-fi gratuito instalada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí). É através dessa rede que ela assiste seus vídeos favoritos e fala com mãe pelo Whatsapp. “Mas também já usei a internet para fazer pesquisas para a escola”, revela a estudante.

O ponto com wi-fi dos jardins do Solar do Barão é um dos 90 espalhados pela cidade, parte de políticas públicas da atual gestão municipal alinhadas ao conceito de Cidade Inteligente, ou Smart City, que prevê serviços públicos de excelência aliados à tecnologia de ponta.

Na companhia do amigo Victor Gabriel, Barbara gosta de utilizar a rede de wi-fi dos jardins do Solar do Barão

O avanço já pode ser percebido em investimentos diversos na cidade, como a instalação de uma infovia digital (rede de fibra ótica) de aproximadamente 400 km; câmeras de segurança que fazem a leitura das placas dos veículos e estão interligadas a sistemas municipais e federais; pagamento com cartões de crédito e débito nos ônibus da frota municipal; a criação do Campus Jundiaí, formando um ecossistema de inovação com a abertura e investimento em startups; serviços diversos no APP Jundiaí, como marcação de consultas médicas, atendimento no 156 e até mesmo o acesso ao cardápio da merenda escolar.

“Esses investimentos fazem parte de uma política que pensa Jundiaí para o futuro, sempre levando em conta o potencial das novas tecnologias para mudar positivamente a vida das pessoas no presente”, argumenta o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “No serviço público, a tecnologia tem de facilitar a vida do cidadão, como ocorre, por exemplo, através dos serviços do APP Jundiaí.”

No primeiro semestre de 2021, durante a realização do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças, foram realizadas mil entrevistas por telefone para ouvir a população e, do total, 73,9% das pessoas ouvidas disseram considerar Jundiaí uma Cidade Inteligente.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, lembra que o mesmo PPA prevê o investimento de R$ 112,2 milhões no programa Cidade Inteligente para os próximos quatro anos. “Quando o serviço ou o equipamento tem a tecnologia embarcada, isso ajuda e muito o cidadão”, observa Parimoschi. “Veja, por exemplo, o pagamento do IPTU através do Pix, no site da Prefeitura, que implantamos este ano e que pode ser feito através de um smartfone. Ou mesmo a facilidade de pagar a passagem do ônibus com cartão de crédito e débito, evitando, neste período de pandemia, o contato com dinheiro e com terceiros.”

Internet para todos
Também frequentador dos jardins do Solar do Barão, o visual merchandising Jean Carlos Pires gosta de utilizar a internet em seu horário de descanso. Ele trabalha em uma loja do Centro e tem a companhia de amigas como a gerente Leandra do Amaral. “Uma cidade com tantos pontos de internet é um avanço”, avalia ele.

Jean Carlos na companhia da amiga Leandra: momentos de descontração e uso para se comunicar com amigos e família

“A implantação e ampliação de pontos de wi-fi faz parte de um conjunto de ações para tornar Jundiaí cada vez mais uma Cidade Inteligente e conectada”, explica o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi. “Um Governo Digital é aquele que coloca as pessoas em primeiro lugar e, portanto, estamos nos concentrando no que as pessoas precisam nesses tempos de mudanças rápidas.”

Além dos jardins do Solar do Barão, terminais urbanos, parques, praças e outros espaços públicos contam com pontos de wi-fi. Ao conectar pela primeira vez, o usuário precisa apenas fazer um cadastro. Os terminais Central, Hortolândia e Vila Arens lideram como os locais com o maior número de acessos.

“Quando eu preciso falar com minha mãe, venho aqui e consigo ligar para ela através da internet”, conta o motoboy Adilson Costa Diniz, que usa o wi-fi da praça de entrada do bairro Jardim Fepasa. “E o melhor é que a internet é rápida e funciona muito bem.”

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/29/com-90-pontos-de-wi-fi-gratuitos-e-outros-investimentos-jundiai-se-projeta-como-cidade-inteligente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original