Prefeito propõe Plano Plurianual (PPA) de R$ 13 bilhões para os próximos 4 anos

Publicada em 31/08/2021 às 19:55

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, entregou o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 na Câmara Municipal de Jundiaí na manhã desta terça-feira, durante intervalo da sessão ordinária.  O PPA é um documento que define as diretrizes, objetivos e metas do governo, bem como suas prioridades, para um período de quatro anos de gestão.

O valor estimado do PPA para o próximo quadriênio alcança a cifra de mais de R$ 13 bilhões, dos quais cerca de 41% são destinados para o financiamento das políticas de Saúde e de Educação. Se somados os valores previstos para a Limpeza, Zeladoria e Conservação da cidade, Mobilidade e Segurança, essa proporção avança para 56% do total dos recursos previstos para os 4 anos.

Da esquerda para direita: o vereador Rogério Ricardo da Silva, o prefeito Luiz Fernando Machado, o presidente da Câmara, Faouaz Taha, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e a vereadora Quézia de Lucca

“A participação dos vereadores é muito importante para a construção do PPA, pois eles estão o tempo todo em contato com a população e sabem de seus anseios”, destacou Luiz Fernando. “Jundiaí é uma cidade que se destaca por tirar do papel projetos importantes e inovadores, capazes de mudar positivamente a vida das pessoas, e isso se deve ao bom planejamento que estabelecemos no início do período de governo.”

 O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, lembrou do processo de construção do PPA e das ferramentas utilizadas para ouvir a população. “Toda nossa equipe técnica se debruçou, durante meses, para construir este documento e para isso ouvimos as pessoas. Fizemos uma pesquisa que entrevistou 1000 pessoas, representando o universo de toda nossa população, para captar as prioridades dos moradores. Além disso, realizamos uma consulta pública on-line que teve a participação de 643 pessoas, diversos grupos focais para conhecer opiniões segmentadas, reuniões com os Conselhos municipais, além de duas audiências públicas transmitidas em redes sociais da TV TEC e da Prefeitura, com a presença de cerca de 3.800 pessoas. Portanto, o plano tem consistência técnica e está legitimado pela participação dos jundiaienses na construção do futuro da cidade.” 

Parimoschi também lembrou dos desafios econômicos, sociais e ambientais para os próximos anos. “A proposta é que o PPA seja um plano de desenvolvimento sustentável para a cidade, tornando-a cada vez mais inteligente, conectada, acessível, confortável, segura e de fácil mobilidade. Além disso, vamos investir na atração de novas empresas para fortalecer a economia e o emprego e inovar os serviços públicos para o cidadão nos próximos anos, além de cuidar da sustentabilidade ambiental, em todas as suas dimensões. O plano trará melhoria na qualidade de vida das pessoas, inegavelmente”, pontuou o gestor.

“O Poder Legislativo trabalha de forma harmônica com o Poder Executivo, com o objetivo de prestar bons serviços públicos para a população, com água na torneira, médico para atender no hospital e professor nas escolas”, declarou o presidente da Câmara, Faouaz Taha, que recebeu o PPA das mãos do prefeito.

O PPA será analisado e discutido pelos vereadores e deverá ser votado na Câmara Municipal até o fim do ano, antes do recesso parlamentar. Até 30 de setembro, será entregue ao Poder Legislativo o Orçamento Municipal de 2022.

O prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Governo e Finanças estavam acompanhados do gestor Adjunto de Governo Jones Martins e do Diretor de Planejamento e Governança Fernando Polo e foram recebidos pelo presidente da Câmara, Faouz Taha, e por todos os demais vereadores presentes na sessão.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/31/prefeito-propoe-plano-plurianual-ppa-de-r-13-bilhoes-para-os-proximos-4-anos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original