Guarda Municipal participa de formação sobre Prevenção às Drogas

Publicada em 01/09/2021 às 18:40

Quatro integrantes da Ronda Escolar “Anjos da Guarda” da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) participaram do curso de Capacitação de Agente Multiplicador de Prevenção às Drogas. A formação, promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes (São Paulo), foi realizada entre os dias 16 e 27 de agosto e contou com a participação de cerca de 20 agentes policiais, de quatro diferentes Estados.

A capacitação está alinhada com a proposta do Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Educavi-Gepad) da GMJ, de levar a Cultura de Paz para crianças, jovens e adultos. O programa, que havia sido realizado entre 2009 e 2012, foi retomado e ampliado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado em 2017, com o objetivo de atender demandas de diversos segmentos da sociedade e dar orientações pontuais para a garantia de segurança e bem-estar. Só em 2019, antes da pandemia, o programa realizou palestras em escolas e faculdades do Município, que contaram com a participação de cerca de três mil alunos.

Homens e mulheres com máscaras e uniformes policiais sentados em fileiras de cadeiras em salão amplo, com portas e janelas de vidro ao fundo
Quatro integrantes da Ronda Escolar da GMJ participaram da capacitação promovida pela GCM de Embu das Artes

Ao final do curso foram entregues certificados com carga horária de 80 horas. Os representantes da GMJ foram o subinspetor Edmilson Bigueto, responsável pelo “Anjos da Guarda”, e os guardas Douglas Barban, Fernando Cavalcanti e Franciane Augusta.

De acordo com Bigueto, o programa será reativado com a retomada das aulas presenciais. “Fizemos a capacitação com diversas outras instituições. É um tema muito importante e temos que transmitir às nossas crianças de uma forma diferenciada. E a nossa estratégia de abordagem é a interação com os alunos e encenação de peças teatrais com fantoches”.

Já para o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, “este curso de capacitação foi mais uma oportunidade para promover a reciclagem dos profissionais do ‘Anjos da Guarda’, que já é uma referência para a região”.

A gestora da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson, mostrou-se satisfeita com a capacitação e com a importância dos guardas no dia a dia dos alunos. “As palestras de prevenção às drogas são peças importantes no ambiente escolar e o agente multiplicador é fundamental para que a qualidade do trabalho seja mantida”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/01/guarda-municipal-participa-de-formacao-sobre-prevencao-as-drogas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original