Jundiaí é a oitava cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Publicada em 01/09/2021 às 19:20

Pelo segundo ano consecutivo, Jundiaí figura na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities – desenvolvido pela Urban Systems -, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes do Brasil e a quarta colocação entre as cidades paulistas. O indicador avaliou 75 quesitos nas áreas de urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, educação, empreendedorismo e economia.

“Ter uma gestão digital, com serviços na palma da mão para a população é meta da gestão. A boa colocação registrada pelo segundo ano consecutivo entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil e a quarta cidade paulista indicam que o caminho determinado no plano de governo é acertado”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) é a responsável pelas intervenções no setor de tecnologia.  “A implantação e ampliação de pontos de wi-fi faz parte de um conjunto de ações para tornar Jundiaí cada vez mais uma Cidade Inteligente e conectada”, explica o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi. “Um Governo Digital é aquele que coloca as pessoas em primeiro lugar e, portanto, estamos nos concentrando no que as pessoas precisam nesses tempos de mudanças rápidas.”

Uso de tecnologia embarcada no sistema de transporte público é destaque

De acordo com o ranking, divulgado nesta quarta-feira (01), durante a abertura da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, mostra Jundiaí em destaque, na quarta colocação no cenário do Estado de São Paulo, para os municípios do mesmo porte, ficando atrás de São Caetano do Sul (1º), Barueri (2º) e Santos (3º). O ranking avaliou dados de 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, com objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no território nacional.

Segundo o gestor de Finanças e Governo, José Antonio Parimoschi, Jundiaí vem investindo em tecnologia para oferecer mais e com maior facilidade e qualidade os serviços para a população. “Para avançar, Jundiaí investiu em infovia digital interligando todos os serviços, disponibilizou serviços e atendimentos em plataformas móveis, investiu em tecnologia embarcada para o transporte público, novo portal de empreendedorismo e ferramentas de gestão. Neste ano, o foco está na digitalização da Saúde, com a implantação da teleinterconsulta”, detalha.  

O município conta com projetos a longo prazo com foco no avanço da inteligência e conectividade da cidade. Além dos 90 pontos de distribuição do internet gratuita para a população espalhados pela cidade, a implantação de iluminação inteligente, dispositivos sustentáveis fotovoltaicos e de reuso de água nos equipamentos públicos, redução da emissão de gases efeito estufa e poluentes até 2030, além da inovação no modal de transporte público.

“Desde 2017 nós participamos dos mais variados debates sobre cidades inteligentes pelo país, sempre buscando conhecer novas tecnologias e trazê-las para Jundiaí. A cidade mais uma vez se destaca entre os mais importantes municípios brasileiros e ficamos felizes com a posição deste ano”, explica o gestor adjunto da UGGF, Jones Martins.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/01/jundiai-e-a-oitava-cidade-mais-inteligente-e-conectada-do-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original