Crianças produzem macarrão artesanal e aprendem que a alimentação pode ser mais natural

Publicada em 03/09/2021 às 08:56

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre uma alimentação mais saudável e natural, os estudantes do G3B, da EMEB Maria Aparecida da Silva Congílio, no Novo Horizonte, vivenciaram uma aula de culinária e, com a orientação da professora Paula Perboni, produziram macarrão artesanal e colheram tomates na horta para fazer o molho. 

As crianças participaram de todo o processo, desde misturar e sovar a massa, até cilindrar, acompanhar o cozimento e, claro, degustar o alimento depois de pronto. Enquanto passava a massa do macarrão no cilindro, Oscar Vinícius de Paula Lima, 3 anos, disse que vai ajudar a mãe a fazer o macarrão em casa e ficou orgulhoso do trabalho realizado. “Fui eu que fiz esse macarrão bonito, vai ficar uma delícia”, disse. 

Professora, com touca quadriculada vermelha, avental vermelho, segura macarrão artesanal nas mãos. Menino de três anos observa com sorriso no rosto.
Eles estão em frente a uma mesa com um cilindro de massas em cima.
Oscar ajudou na produção do macarrão “vai ficar uma delícia”, disse

A Professora Paula explicou que, apesar de ser um processo simples, é importante para que as crianças tenham a aprendizagem de que o macarrão, por exemplo, não vem apenas do ‘abrir a embalagem’. “Colhemos o tomate para preparar o molho e fizemos a massa do macarrão para mostrar a eles que a alimentação pode ser mais natural. Com isso, levamos mais saudabilidade para os hábitos alimentares, ensinamos para que analisem o que contém o prato de comida, além de trabalhar o cuidado com a natureza.”, comenta a educadora. 

Depois de cozinhar o macarrão, alunos e educadores saíram com uma cesta de vime e foram para área externa da escola, onde uma toalha xadrez e pratos já o esperavam. Isaque Ferreira Rodrigues, 3 anos, provou e degustou o prato de comida. “Ficou gostoso!” e ainda complementou contando os ingredientes utilizados na produção do prato. “Folhas verdes, tomate e cebola”, contou. 

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, lembra que, ao vivenciar uma experiência, a criança tem uma percepção diferente. “A vivência que passa pelo corpo jamais é esquecida. Essa é uma premissa da Escola Inovadora. Esses meninos e meninas sempre vão se lembrar desse momento e fazer uma ligação de que a alimentação pode ser muito mais saudável. Com isso podem, no futuro, dar preferência aos alimentos naturais aos industrializados”, declara.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/03/criancas-produzem-macarrao-artesanal-e-aprendem-que-a-alimentacao-pode-ser-mais-natural/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original