Em Tóquio, professor do Peama conquista medalha de ouro com o goalball

Publicada em 03/09/2021 às 09:05

Professor do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Prefeitura de Jundiaí, Alessandro Tosim fez história na manhã desta sexta-feira (3). Comandando a Seleção Brasileira de Goalball masculina, ele conquistou a medalha de ouro na Paralimpíada de Tóquio. A inédita medalha veio com a vitória sobre a China por 7 a 2 e garantiu o título nos Jogos de Tóquio.

O Brasil deixa o Japão com uma campanha quase perfeita. Foram seis vitórias e apenas uma derrota. A seleção, enfim, chega à medalha que faltava. O ouro, então, se junta à prata de Londres 2012 e ao bronze do Rio 2016 na galeria de conquistas do time brasileiro. Na preparação da equipe para Tóquio, a seleção contou com a ajuda de uma jundiaiense: a psicóloga Alessandra Amorim.

Atletas brasileiros conquistaram ouro Paralímpico; técnico jundiaiense é professor do Peama

Professor desde 1999 do Peama, onde começou como estagiário, Tosim faz um trabalho de excelência em Jundiaí dando aulas de iniciação de karatê e natação, além do goalball. Na seleção virou referência em trabalho e títulos. No currículo, Tosim, que disputa seu terceiro Jogos, coleciona duas medalhas paralímpicas: prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016, além de levar o Brasil ao tricampeonato dos Jogos Parapan-Americanos e ao bicampeonato mundial. O tão sonhado ouro finalmente veio nesta sexta-feira.

A caminhada do goalball brasileiro até essa medalha passa muito pelo trabalho da comissão técnica capitaneada por Alessandro Tosim, que assumiu o trabalho em 2009. A partir de 2011, ano do primeiro título internacional da equipe – o Parapan de Guadalajara, no México –, ele levou o Brasil ao pódio praticamente todos os anos.

“Isto é resultado de muito trabalho. Esses moleques se dedicaram 24 horas por dia nesse ano todo para chegar nesse pique. A gente mostra o quanto o goalball brasileiro é forte, o quanto fomos evoluindo ao longo dos anos, e vemos que não estamos no topo do mundo à toa, não. É porque teve muito trabalho, empenho e amor pela modalidade”, frisou Tosim. “Em 2012, perdemos uma final paralímpica. E eu tinha dito para mim mesmo que, se Deus nos desse a oportunidade de disputar outra final, a gente jamais iria perder novamente”, falou, emocionado, lembrando-se da derrota para a Finlândia (8 a 1) nos Jogos londrinos.

Alessandro Tosim é professor do Peama e técnico da equipe nacional de goalball

O prefeito Luiz Fernando Machado parabenizou o treinador pela conquista. “Só do Tosim estar lá representando nosso Peama que é referência e Jundiaí já é um orgulho imenso. Agora ele traz a inédita medalha de ouro e temos que aplaudir de pé. O trabalho dele faz a diferença na vida de muitas pessoas não só em Jundiaí como no mundo todo. Hoje tivemos a a certeza disso. Parabéns para ele e para todos os atletas de seleção brasileira”.

Na preparação da equipe para Tóquio, a seleção contou com a ajuda de uma jundiaiense: a psicóloga Alessandra Amorim.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/03/em-toquio-professor-do-peama-conquista-medalha-de-ouro-com-o-goalball/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original