Campanha recebe doação de quase uma tonelada de ração e tem primeiro comércio como ponto de coleta

Publicada em 04/09/2021 às 10:30

A campanha Focinho Solidário, desenvolvida pela Prefeitura de Jundiaí, recebeu 900 quilos de ração para cães e 90 quilos para gatos, da loja Cão Late, no Centro de Jundiaí. Além disso, o comércio se tornou o primeiro como ponto de coleta de ração para os interessados em fazer doações.

A campanha é permanente e tem o objetivo de angariar apoio, arrecadar ração e/ou congêneres para cães e gatos e cadastrar pontos de coleta de doação de ração. As rações arrecadadas pela campanha serão destinadas para as famílias em vulnerabilidade de Jundiaí. Sua realização é da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), por meio do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), e da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), com articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças.

A diretora Daniela, a assessora Luciana, o comerciante Mustapha e o presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha

O dono da Cão Late, Mustapha Rahal, diz que adorou a ideia da campanha e, na tarde desta sexta-feira (3), fez a entrega da doação para a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, e para a assessora Luciana Geraldi, da UGADS. “A ideia é ótima e vai beneficiar muitas famílias carentes.” Empresas que aderirem à campanha Focinho Solidário vão receber o “Certificado de Participação” e terão seu nome divulgado no site da campanha.

“Vemos com grande importância o engajamento da iniciativa privada em causas sociais e, para que ela se aproxime ainda mais do poder público, criamos, na gestão Luiz Fernando Machado, a Rede Jundiaí de Cooperação, que tem feito um importante trabalho de interlocução com as empresas em busca de melhorias para a nossa sociedade”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

A campanha está em consonância com a Lei Municipal nº 9.440/2020, que permite respaldo legal e meios de incentivo às iniciativas da sociedade civil para arrecadação de alimentos para cães e gatos, de autoria do vereador Faouaz Taha, que também esteve na entrega desta sexta. “Com a pandemia, muita gente ficou desamparada e, por consequência, os animais também sofreram as consequências”, informa Faouaz. “Por isso a importância dessa campanha.”

Daniela concorda. “Com a ração, os animais passam a ter uma alimentação com mais qualidade nutricional”, explica. Ela explica também que a doação será feita apenas a famílias cujos animais são ou serão castrados, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da castração.

A triagem e definição dos beneficiários fica a cargo da UGADS. “É preciso levar em conta não apenas a necessidade das pessoas, mas todo o contexto da família e de sua casa, o que inclui os animais de estimação”, afirma Luciana.

Como participar
As empresas interessadas em participar devem enviar e-mail para o DEBEA (debea@jundiai.sp.gov.br). É preciso encaminhar proposta com a especificação das formas de divulgação da ação, como sites e/ou redes sociais em que serão veiculados os dados da campanha; especificação do local de armazenamento das doações, que garanta a integridade do material e dados de contato do responsável pela campanha, além da documentação exigida no edital.

Para mais informações sobre a campanha Focinho Solidário, os interessados podem acessar o site ou ligar para o DEBEA, no telefone (11) 4582-2649, ou na Rede Jundiaí de Cooperação, pelo (11) 4589-8602.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/04/campanha-recebe-doacao-de-quase-uma-tonelada-de-racao-e-tem-primeiro-comercio-como-ponto-de-coleta/