Comitê das Crianças conhece a futura Fábrica das Infâncias Japy
Publicada em 04/09/2021 às 16:14Os membros do Comitê das Crianças participaram de uma reunião diferente na manhã deste sábado (4). O encontro presencial foi realizado no espaço da antiga Tecelagem Japy, na Vila Arens, local que sediará a futura sede do Comitê e a Fábrica das Infâncias Japy.
O gestor de Cultura e responsável pela condução das reuniões com o Comitê explicou sobre o local. “Aqui será a Fábrica das Infâncias, que vai receber a sede do Comitê das Crianças, o Museu da Infância e um parque urbanizado, um espaço para brincar, que utiliza os elementos da natureza. Jundiaí é a Cidade das Crianças e colocar os pequenos munícipes para participarem do processo de desenvolvimento do município faz parte das nossas políticas públicas”, explicou.

Coordenadas pelo Instituto Alana, Fundação Bernard van Leer e Urban 95, foram realizadas atividades sob a orientação do especialista em brinquedos e parques naturalizados, Gui Blauth, que colocou as crianças em contato com a natureza, para que pudessem explorar, pesquisar e sentir o ambiente. Em seguida, elas sentaram sob as copas das grandes árvores presentes no local e desenharam o que desejam encontrar no futuro parque urbanizado.
Kailane de Oliveira Macedo, 11 anos, colocou no papel a sua ideia para o espaço. “Vai ser legal se tiver uma parede de escalada e outra cheia de plantas, com um espaço para que as crianças possam aprender a plantar e cuidar da natureza”, contou.

Gui Blauth explicou que o parque será um local vivo para que as crianças possam brincar. “Será a primeira área deste tipo em Jundiaí. Um parque naturalizado é um espaço que tem muitos elementos não estruturados, com galhos, plantas, terra, areia, barro, para que as crianças criem seus próprios brinquedos e vivenciem o brincar livre na natureza”.
Além da Fábrica das Infâncias Japy, o entorno do espaço também contará com intervenções. Para ampliar a escuta, será realizado um trabalho com três escolas da região da Fábrica das Infâncias Japy. “Vamos ouvir o que as crianças têm a dizer, além disso, faremos os caminhos do bairro e as rotas das escolas até a Fábrica para verificar as intervenções que serão necessárias para oferecer mais segurança, promover a caminhabilidade e tornar visível a infância na cidade”, explicou a arquiteta e urbanista do Ateliê Navio, responsável por coordenar as ações da Urban 95 em Jundiaí, Ursula Troncoso.
A ação contou também com a participação da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, com a presença da diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/02/2025
Com foco na segurança e ordem, Carnaval contará também com monitoramento remoto
-
22/02/2025
Nova exposição na Pinacoteca destaca os patrimônios e os artistas de Jundiaí
-
19/02/2025
Público tem só mais esta semana para prestigiar a temporada de espetáculos de férias no Centro das Artes
-
19/02/2025
Agenda cultural traz apresentações dos corpos artísticos, atrações para a criançada e blocos de rua de Carnaval
Baixe as fotos desta notícia na resolução original