Revelação jundiaiense do Peama faz história em Tóquio
Publicada em 04/09/2021 às 10:47Aos 20 anos, o jundiaiense Thomaz Ruan de Moraes é medalha de prata na Paralimpíada de Tóquio. A conquista veio na prova dos 400m rasosT47 no atletismo. Ele é revelação do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Prefeitura de Jundiaí.
Thomaz, que nasceu com uma má formação congênita no braço direito, começou a participar do programa há 11 anos e é um dos talentos do esporte paraolímpico brasileiro. No esporte, apesar da pouca idade, faz história. No currículo ele tem a medalha de prata nos 400m no Mundial Dubai 2019; ouro no salto em distância, nos 100m e nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de 2017, em São Paulo; prata no salto em distância e nos 400m no Mundial de Jovens de Atletismo em Nottwill, em 2017. Além disso, disputou a World Cup (Copa do Mundo) de Ski Cross Country em 2018. A prova aconteceu em Vuokatti, na Finlândia
Thomaz treina em São Paulo, mas não esquece suas raízes em Jundiaí. Antes de ir para Tóquio, falou da importância do Peama na sua vida. “O Peama tem grande importância na minha vida. Através dele me vi dentro da sociedade. O Peama acreditou em mim, me deu base e estrutura para eu ser quem eu sou agora. Eu amo muito eles, sou grato por tudo que fizeram por mim. Fico feliz em fazer parte dessa história”, explica.

O prefeito Luiz Fernando Machado parabenizou o jovem. “Fico muito feliz em ver um jovem sair do Peama e ganhar uma medalha em uma Paralimpíada. Jundiaí tem tradição no esporte e ele segue essa escrita. Parabenizo ele e nossos professores do Peama que fazem parte disso.”
Assessoria de Imprensa
-
03/09/2025
Atletas de natação do Time Jundiaí brilham e garantem 25 medalhas em competição regional
-
02/09/2025
Prefeitura de Jundiaí debate projeto que integra esporte, educação e meio ambiente com plantio de 300 árvores
-
31/08/2025
Parceria entre Prefeitura de Jundiaí e instituições de ensino superior fortalece desempenho de atletas do Time Jundiaí
-
27/08/2025
3º Campeonato Universitário de Jundiaí (CAJU) começa nesta quarta-feira, 27 de agosto
Baixe as fotos desta notícia na resolução original