População escolhe projetos que poderão receber recursos de emenda parlamentar

Publicada em 10/09/2021 às 10:59

Jundiaí foi uma das cidades pré-selecionadas no Estado para receber recursos de emenda parlamentar da Deputada Estadual Marina Helou (Rede). Foram mais de 100 projetos inscritos por órgãos públicos de dezenas de municípios diferentes, destinados a ajudar os governos na gestão durante e/ou pós-pandemia do COVID-19. 

A cidade teve seis projetos aprovados para a próxima fase. São eles: Mulheres Empoderadas, Programa Horta Urbana Jundiaí – Agrofloresta, Combate a Incêndios Florestais na Serra do Japi, Entre a Casa e a Escola EMEB Luiz Bárbaro, Ciclovia Temporária Av. 9 de Julho e Microparques: espaços de brincar na natureza perto das crianças. 

Na próxima fase, a própria população vai escolher os projetos que receberão os recursos, por meio de votação pelo site, até o dia 16 de setembro. O processo é simples, basta acessar o site, fazer a busca pela cidade de Jundiaí e votar nos projetos escolhidos. A divulgação dos vencedores será no dia 30 de setembro, por meio das redes sociais da deputada.

Ciclovia temporária é um dos projetos que estão no pleito

Os projetos

Programa Horta Urbana Jundiaí – A iniciativa visa recuperar Áreas de Proteção Permanente e envolver a participação da comunidade no plantio de uma agrofloresta e na manutenção das hortas comunitárias e urbanas e, sobretudo, a promoção da cidadania e engajamento dos moradores na melhoria do local onde vivem, além de ofertar uma possibilidade de geração de renda, principalmente neste momento de pandemia.

Entre a Casa e a Escola EMEB Luiz Bárbaro – qualificação do percurso da criança até a escola, garantindo que o trajeto prioritário definido seja Inclusivo, Acessível, Verde e Livre, Seguro e Lúdico à criança e seus cuidadores, promovendo um Bairro Amigável à Primeira Infância (BAPIs). 

Microparques: espaços de brincar na natureza perto das crianças – Criação de módulo de microparque naturalizado para crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores, com área de 120 m² e custo de R$35 mil cada, passível de ser instalado em diversos pontos da cidade, e sua implantação em cinco áreas de vulnerabilidade social de Jundiaí, que integram o Plano de Bairro Novo Horizonte e entorno, atendendo a demanda da comunidade, em especial o pedido de crianças e pais da região, proporcionando espaços de brincar em contato com a natureza.

Projeto Horta Urbana também está entre os selecionados para votação

Ciclovia Temporária Av. 9 de Julho – A proposta do projeto é implantar ciclovias temporárias no município iniciando pela Av. 9 de Julho, presente no Plano Cicloviário Municipal, a fim de testar e estimular o modal como possibilidade de locomoção, diminuindo o trânsito e fatalidades no trânsito bem como reduzir as emissões de CO2. 

Mulheres Empoderadas – Visa à capacitação de mulheres e meninas em situação de violência, para que tenham independência econômica, a fim de saírem do ciclo de violência. As mulheres irão participar de oficinas de gastronomia.

Combate a Incêndios Florestais na Serra do Japi – Disponibilização aos brigadistas equipamentos e suprimentos para desempenhar o combate aos focos de incêndios que venham a ocorrer no Território de Gestão da Serra do Japi. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/10/populacao-escolhe-projetos-que-poderao-receber-recursos-de-emenda-parlamentar/